O que são Ações? Eis a questão…

fevereiro 1, 2011 at 1:39 pm Deixe um comentário

Por: Beto Veiga

O que são ações? Pode parecer uma pergunta trivial para alguns, mas muita gente não tem ideia da dimensão do significado das ações no meio financeiro e empresarial, assim como dos seus benefícios (sobre minha visão acerca de aplicação em ações leia a postagemAções como investir).

Nos limitaremos aqui a esclarecer o seu significado.

Esta palavrinha, que indica movimento, e que realmente pode tornar sua vida muito agitada, nada mais é que um “documento” que representa a menor fração do capital de uma empresa. Coloquei “documento” entre aspas, porque atualmente as ações estão sendo emitidas de modo “escritural”, isto é, ficam registradas nos livros contábeis da empresa, sem impressão em papel. As propriedades das ações, quando são compradas ou vendidas, são acompanhadas pela contabilidade da empresa (este serviço é repassado a alguma instituição financeira para fazer o controle).

Quem detém a ação, portanto, é sócio da empresa e recebe parte dos lucros que a empresa auferir, proporcional à quantidade de ações que possui. O valor das ações está associado ao lucro que a empresa tenha potencial de gerar e ao interesse das pessoas em adquirir aquela determinada ação.

Não, ordinária não é apenas aquela exibida que ficou dando em cima do seu marido ou namorado. As ações também podem ser ordinárias. Aliás, você já tem um apelido para colocar nas suas inimigas: ON (o N significa nominativa, mas é uma redundância, já que hoje não mais existem ações ao portador). Bom, o problema é que no caso das ações ON, a classificação não seria digna de uma metáfora. De fato, chamamos de ação ordinária aquela que traz a vantagem de controlar a administração e os rumos da empresa, visto que dá ao seu proprietário o direito ao voto.

As ações preferenciais (PN), todavia, têm algumas compensações para amenizar o fato de não poderem influir no destino da companhia. Essas compensações referem-se à distribuição dos lucros, e a prioridade, caso a empresa venha a ser liquidada (vendidos todos os seus bens para pagar os credores e devolver o que restou aos acionistas), de receber o dinheiro antes dos acionistas ordinários. Em algumas empresas, se estiver previsto no estatuto (similar a uma convenção de condomínio), é dada aos acionistas preferenciais a possibilidade de ter alguma atuação no comando da empresa na forma de direito de voto.

Normalmente, as ações PN são mais líquidas (são vendidas mais rapidamente, têm uma procura maior) do que as ON. Por outro lado, se uma empresa estiver para ter seu controle vendido, e a remuneração a ser paga aos controladores tiver que ser repassada, no todo ou em parte, aos demais portadores de ações ON, essas últimas tendem a valorizar-se mais que as PN. A decisão entre uma e outra vai depender da expectativa com relação ao futuro da empresa. A princípio, se você não tem a intenção de votar nas assembleias, a ação preferencial deve ser sua opção.

A proporção dos lucros distribuída aos acionistas é chamada de dividendo.

Para quem quer mais tecnicidade, a parte legal que trata de ações é a Lei nº 6.404(Lei das S/A), de 15 de dezembro de 1976, e você pode encontrar por lá a seguinte definição no artigo 1º: “A companhia ou sociedade anônima terá o capital dividido em ações, e a responsabilidade dos sócios ou acionistas será limitada ao preço de emissão das ações subscritas ou adquiridas.”

Anúncios

Entry filed under: Ações, Últimas, Dicas, investimentos em ações, mercado de ações, Notícias da Bolsa de Valores, Recomendações, Situação do mercado. Tags: , , , , , , , , , , , , , , , .

Agenda Econômica desta semana Veja as ações da Ibovespa que subiram e caíram em janeiro

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Trackback this post  |  Subscribe to the comments via RSS Feed


Dados econômicos

IBOV
Gráfico IBOV
Dow Jones
Gráfico Dow Jones
Treasuries Americanos
titulos do tesouro americano
Óleo
Gráfico óleo
Petrobrás (Petr4)
Vale5
Grafico vale
ADR-Vale(RIO-p)
Grafico vale
Níquel intraday
nickel
Bolsa na Ásia
BOLSAS NA ÁSIA

analise fundamentalista analise grafica de açoes análise gráfica análise técnica análise técnica de ações aplicar em ações aplicar na bolsa aplicar na bolsa de valores aprenda a investir em açoes aprender a aplicar na bolsa de valores aprender a investir em ações açoes açoes da bolsa de valores açoes em alta ações da Petrobrás ações de empresas brasileiras ações na bolsa BM&F Bovespa bolsa de valores Bolsa de Valores de São Paulo Bovespa capitalização da Petrobras carteira de ações Comissão de Valores Mobiliários compra de ações compra e venda de açoes comprar ações comprar ações da petrobrás curso Análise Gráfica curso de investimentos em açoes curso gratis de açoes cursos de investimentos cursos de investimentos em ações Dow Jones economia americana economia norte-americana educação financeira fundo de ações fundos de investimentos ganhar dinheiro com ações ganhar dinheiro na bolsa home broker Ibovespa instituições financeiras investidor investidores investidores estrangeiros investimento de longo prazo investimento em ações investimento na bolsa de valores investimentos em ações investimentos na bolsa de valores investir em ações investir na bolsa investir na Bolsa de Valores investir no Mercado de Ações mercado acionário mercado de ações mercado de capitais mercado financeiro nasdaq novos investidores Oferta de ações da Petrobras o que é home broker pequeno investidor PETR4 preço das ações preços das ações queda das bolsas renda variável valorização das ações vender ações volatilidade do mercado Wall Street índice da bolsa de valores

%d blogueiros gostam disto: