A diversificação é a melhor estratégia de investimento

janeiro 24, 2011 at 1:30 pm Deixe um comentário

Por Carlos Martins

Quando pensamos em investir na bolsa, muitas incertezas começam a aparecer na nossa cabeça. Posso perder dinheiro? Posso ficar rico? Preciso aprender finanças?

Esqueça todas estas dúvidas, a única coisa que você precisa saber para investir em ações é como o mercado acionário funciona. Ele tem as suas particularidades, mas não é difícil de ser entendido. Vou agora explicar um pouco sobre como funciona e as opções que o investidor tem, dependendo do seu perfil.

Na bolsa são negociados ações de empresas e outros ativos relacionados a estas ações, como opções de compra, bônus de subscrição, contratos futuros etc. No início de seu aprendizado esqueça tudo o que não for uma simples ação de empresa, vamos focar nelas e, com o tempo, os outros ativos naturalmente farão parte da sua rotina.

Quando compramos uma ação na bolsa, não estamos comprando uma mercadoria, muito embora a operação seja semelhante. Estamos comprando participação no capital de uma empresa, participação esta que também nos dá direitos, como dividendos e juros sobre capital próprio. Comprar uma ação é, portanto, comprar patrimônio, da mesma forma que um terreno ou uma casa, mas com a principal diferença que as ações rendem dinheiro para os seus donos quando as empresas vão bem, e pelo menos não dão nenhuma despesa se a empresa estiver indo mal (tendo prejuízos), ao contrário de uma casa que dá despesas e paga impostos mensalmente.

Notem que não estamos falando nada sobre vender ações ou de especular na bolsa, falamos de patrimônio, ou seja, poupança. Uma poupança que, além de render dinheiro todo ano, ainda se valoriza ao longo dos anos, tudo depende de escolher uma boa empresa na hora de comprar suas ações. Como poupança é para longo prazo, então uma pessoa com perfil conservador não precisa se preocupar em vender as ações, basta comprá-las regularmente no mercado para formar patrimônio, com a única preocupação de escolher a ação de uma empresa que pague bastante dividendos, na base de 10% ao ano.

Se o seu perfil não é conservador e nem poupador, é um pouco mais agressivo, que aceita correr riscos e quer recompensas maiores, você está pronto para começar a especular na bolsa. Todos os dias milhares de pessoas compram e vendem ações na bolsa pelos mais diversos motivos, mas o principal deles é a especulação. Mas você sabe o que é a especulação?

Quando eu compro alguma coisa já pensando no momento em que eu vou vendê-la, projetando um lucro esperado, eu estou especulando. Especulo que conseguirei vender por um preço mais alto do que paguei. Quando uma pessoa faz isso isoladamente, é chute, quando fazemos todos juntos comprando e vendendo as mesmas ações, é bolsa. Analisando os últimos negócios fechados e a sua tendência, de alta ou de baixa, definimos se os outros investidores estão mais propensos a comprar ou a vender, e com base nisso decidimos se compramos ou vendemos uma ação. Este tipo de análise é conhecida como Análise Técnica, ou Análise Gráfica, pois é comum traçarmos um gráfico com o histórico de cotações para nos auxiliar na tomada de decisão.

Se a sua decisão de comprar e vender estiver correta, você vai ter lucro, se estiver errada, vai ter prejuízo. Como no início não temos certeza se estamos analisando corretamente, então podemos recorrer a um auxílio impessoal. Softwares. Programas de computador especializados e análise de ações, que fazem análises de várias ações sozinhos e te mostram o resultado, cabendo a você apenas escolher qual a ação que mais lhe agrada. Esses programas são pagos, porém o seu valor é relativamente baixo e acessível a todos os públicos.

Já o melhor jeito de começar é mesmo fazendo cursos sobre o tema e acessando o site da BMF&BOVESPA, lá o investidor iniciante consegue localizar as corretoras, as empresas com ações negociadas na bolsa e diversas outras informações. Depois disso só é preciso um pouco de empenho e vontade de operar, e boa sorte!

Fonte: Incorporativa

Anúncios

Entry filed under: Ações, aprender a investir em ações, Últimas, bolsa de valores, Dicas, educação financeira, Fundos de Investimentos em Ações, ibovespa, investidores iniciantes, investimentos em ações, mercado de ações, mercado financeiro, Notícias da Bolsa de Valores, Recomendações, Situação do mercado. Tags: , , , , , , , , , , , , , , , .

Confira as 10 melhores notícias para lidar com os mercados nesta sexta-feira 5 empresas que você deve investir em 2011

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Trackback this post  |  Subscribe to the comments via RSS Feed


Dados econômicos

IBOV
Gráfico IBOV
Dow Jones
Gráfico Dow Jones
Treasuries Americanos
titulos do tesouro americano
Óleo
Gráfico óleo
Petrobrás (Petr4)
Vale5
Grafico vale
ADR-Vale(RIO-p)
Grafico vale
Níquel intraday
nickel
Bolsa na Ásia
BOLSAS NA ÁSIA

analise fundamentalista analise grafica de açoes análise gráfica análise técnica análise técnica de ações aplicar em ações aplicar na bolsa aplicar na bolsa de valores aprenda a investir em açoes aprender a aplicar na bolsa de valores aprender a investir em ações açoes açoes da bolsa de valores açoes em alta ações da Petrobrás ações de empresas brasileiras ações na bolsa BM&F Bovespa bolsa de valores Bolsa de Valores de São Paulo Bovespa capitalização da Petrobras carteira de ações Comissão de Valores Mobiliários compra de ações compra e venda de açoes comprar ações comprar ações da petrobrás curso Análise Gráfica curso de investimentos em açoes curso gratis de açoes cursos de investimentos cursos de investimentos em ações Dow Jones economia americana economia norte-americana educação financeira fundo de ações fundos de investimentos ganhar dinheiro com ações ganhar dinheiro na bolsa home broker Ibovespa instituições financeiras investidor investidores investidores estrangeiros investimento de longo prazo investimento em ações investimento na bolsa de valores investimentos em ações investimentos na bolsa de valores investir em ações investir na bolsa investir na Bolsa de Valores investir no Mercado de Ações mercado acionário mercado de ações mercado de capitais mercado financeiro nasdaq novos investidores Oferta de ações da Petrobras o que é home broker pequeno investidor PETR4 preço das ações preços das ações queda das bolsas renda variável valorização das ações vender ações volatilidade do mercado Wall Street índice da bolsa de valores

%d blogueiros gostam disto: