A Bolsa de Valor está cada vez mais feminina

janeiro 17, 2011 at 1:10 pm Deixe um comentário

Cada vez mais mulheres estão entrando num universo até agora tipicamente masculino. Nos últimos oito anos o número de mulheres atuando como investidoras na Bolva de Valores de São Paulo (Bovespa) cresceu dez vezes. No Ceará, já são 1.345. São mulheres como a engenheira civil Tércia Pinheiro, 32, e a economista Vilani Guedes de Araújo, 38.

A BM&FBovespa atribui o crescimento ao Programa de Educação Financeira da Bolsa, iniciado em 2002. Naquele ano, o número de investidores no mercado acionário girava em torno de 85 mil. Em dezembro de 2010 era 610.915. Desse total, 75,2% são homens e 24,8% mulheres. Em 2002, a participação do sexo feminino era só 18%.

O responsável pelo home broker da Pax Corretora, Leonardo Guimarães, diz que as mulheres entendem de finanças e são menos passionais e mais críticas quando investem. Conta que a maioria tem entre 26 e 45 anos. Avalia ainda que a mulher entra na bolsa com um plano específico. Visa formar poupança para estudar, fazer viagem ou adquirir bens (apartamento, carro etc). “Mas tem muita mulher que entra para ganhar, acompanha o vai e vem do mercado e participa ativamente tentando comprar ou vender”, comenta.

Tércia Pinheiro investe em ações há cerca de dois anos. Ela aproveitou a queda dos papéis durante a crise de 2008 para entrar no mercado e gostou. “Eu recomendo”, afirma, acrescentando que gosta de comprar ações que lhe deem dividendos. Para ela, o importante é estudar, pesquisar e pedir informações.

Vilani Guedes começou em 2003 e também aproveitou o momento de baixa para comprar por um preço mais barato. Ela nunca perdeu mas, por conservadorismo, ganhou menos em alguns períodos. A economista conta que começou com R$ 5 mil e escolheu o ramo de energia porque conhecia um pouco mais. “Arrisquei e me dei muito bem.”

Com tempo para se dedicar aos investimentos conta que em 2008, quando a bolsa despencou (-41,225) não perdeu nada porque não vendeu ações. Admite que é preciso ter sangue frio e não ficar sobressaltada quando as caem ou sobem. Ela acha que ainda é pequeno o número de investidoras porque elas tem medo de correr risco.

O que você está esporando?

Aprenda a investir e garanta o seu futuro!

Artumira Dutra
artumira@opovo.com

Anúncios

Entry filed under: Ações, aprender a investir em ações, Últimas, bolsa de valores, cursos de investimentos, Dicas, educação financeira, investimentos em ações, mercado de ações, Notícias da Bolsa de Valores, Recomendações, Situação do mercado. Tags: , , , , , , , , , , , , , , .

Confira a Agenda Econômica desta seman Confira as 10 notícias para lidar com os mercados nesta terça-feira

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Trackback this post  |  Subscribe to the comments via RSS Feed


Dados econômicos

IBOV
Gráfico IBOV
Dow Jones
Gráfico Dow Jones
Treasuries Americanos
titulos do tesouro americano
Óleo
Gráfico óleo
Petrobrás (Petr4)
Vale5
Grafico vale
ADR-Vale(RIO-p)
Grafico vale
Níquel intraday
nickel
Bolsa na Ásia
BOLSAS NA ÁSIA

analise fundamentalista analise grafica de açoes análise gráfica análise técnica análise técnica de ações aplicar em ações aplicar na bolsa aplicar na bolsa de valores aprenda a investir em açoes aprender a aplicar na bolsa de valores aprender a investir em ações açoes açoes da bolsa de valores açoes em alta ações da Petrobrás ações de empresas brasileiras ações na bolsa BM&F Bovespa bolsa de valores Bolsa de Valores de São Paulo Bovespa capitalização da Petrobras carteira de ações Comissão de Valores Mobiliários compra de ações compra e venda de açoes comprar ações comprar ações da petrobrás curso Análise Gráfica curso de investimentos em açoes curso gratis de açoes cursos de investimentos cursos de investimentos em ações Dow Jones economia americana economia norte-americana educação financeira fundo de ações fundos de investimentos ganhar dinheiro com ações ganhar dinheiro na bolsa home broker Ibovespa instituições financeiras investidor investidores investidores estrangeiros investimento de longo prazo investimento em ações investimento na bolsa de valores investimentos em ações investimentos na bolsa de valores investir em ações investir na bolsa investir na Bolsa de Valores investir no Mercado de Ações mercado acionário mercado de ações mercado de capitais mercado financeiro nasdaq novos investidores Oferta de ações da Petrobras o que é home broker pequeno investidor PETR4 preço das ações preços das ações queda das bolsas renda variável valorização das ações vender ações volatilidade do mercado Wall Street índice da bolsa de valores

%d blogueiros gostam disto: