Bovespa começa o ano com pé direito, já tem 39 mil jovens investidores

janeiro 10, 2011 at 10:58 am Deixe um comentário

Luiz Guilherme Gerbelli, Roberta Scrivano – O Estado de S.Paulo

A participação de jovens de até 25 anos na Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa) cresceu 8,52% de fevereiro de 2009 até dezembro de 2010. Ao todo, são 39.054 aplicadores nessa faixa etária que começam a dar os primeiros passos no mercado de ações.

São dois os fatores apontados para que a participação dos jovens nesse segmentos cresça. O primeiro é a facilidade em lidar com tecnologias e acessar o home broker (sistema online de compra e venda de ação). O segundo é a busca por uma alternativa de investimento a longo prazo com risco mais intenso.

“O jovem tem um tempo para recuperar se fizer um investimento mal sucedido. Isso permite que ele arrisque mais”, diz o diretor do Easynvest, Anderson Magalhães. Para atrair cada vez mais os iniciantes, a corretora oferece isenção na corretagem e em outros custos da bolsa por 12 meses. Em troca, pede que os iniciantes façam um curso sobre o mercado financeiro.

Benefícios deste tipo são cada vez mais comuns no mercado. Especialistas recomendam que haja uma boa pesquisa por parte do interessado para a escolha do menor custo.

Para o educador financeiro Mauro Calil, os jovens investidores perceberam que é possível operar na Bovespa com pouco. “O tíquete médio do jovem não é alto. Dentro da bolsa, ele pode escolher o perfil que quer assumir. Nem todos nessa faixa etária são arrojados”, afirma.

Na busca por um investimento de longo prazo, o estudante Ismael Pereira de Oliveira, de 20 anos, optou por investir na bolsa há quatro meses. Ele começou o investimento com R$ 6 mil, ao mesmo tempo, fez um curso de educação financeira. Agora, ele garante que, já obteve um bom lucro com o investimento.

Vincular o início dos investimentos (principalmente os mais requintados, como em ações) a iniciativas de educação financeira é essencial e já desperta o interesse de escolas como a Kolle, que fica em Rio Claro, interior de São Paulo. “Desde o início de 2010 temos a matéria Bolsa de Valores”, conta o professor Eloy Ferraz Machado Neto, que elaborou o cronograma das aulas.

A matéria é optativa, mas – ao lado de outros temas – é obrigatória. “Os alunos necessariamente precisam fazer uma optativa por semestre”, explica o professor. “A mais procurada é a Bolsa de Valores. Não damos conta de atender todos os interessados.”

A aluna Carolina Verlengia Bertanha , de 17 anos, fez as aulas no primeiro semestre de 2010. “Tive tanto interesse que fiz novamente no segundo semestre”, completa. A intenção era ser vencedora do Desafio Bovespa, um jogo promovido pela Bolsa em que escolas disputam entre si quem conseguirá a melhor rentabilidade em uma carteira fictícia de ações. “Ficamos em segundo lugar”, conta a jovem.

O prêmio é R$ 25 mil em ações. O investimento precisa ser mantido por 12 meses.
Outras iniciativas

Além do jogo entre escolas Desafio Bovespa, a Bolsa de Valores de São Paulo lançou diversas iniciativas de educação financeira para crianças, jovens e adultos no ano passado. Segundo Patrícia Quadros, gerente do programa de popularização da Bovespa, 2011 virá com inúmeras novidades na mesma linha,
“Estamos proporcionando aos brasileiros a oportunidade de ter educação financeira e queremos manter essa ideia”, diz.
O programa online SimulAção, segundo conta a gerente, é um dos mais abrangentes e mais procurados.

Ele está no site da Bovespa e tem a mesma aparência do home broker (sistema online de negociação de ação). “Serve para treinar a compra e venda de papéis”, detalha Patrícia.

Anúncios

Entry filed under: Ações, aprender a investir em ações, Últimas, índices, bolsa de valores, cursos de investimentos, Dicas, educação financeira, ibovespa, investidores iniciantes, mercado financeiro, Notícias da Bolsa de Valores, Recomendações, Situação do mercado. Tags: , , , , , , , , , , , , , , .

Confira as 10 notícias para lidar com os mercados nesta sexta-feira Melhor analista de 2010 diz onde investir em 2011

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Trackback this post  |  Subscribe to the comments via RSS Feed


Dados econômicos

IBOV
Gráfico IBOV
Dow Jones
Gráfico Dow Jones
Treasuries Americanos
titulos do tesouro americano
Óleo
Gráfico óleo
Petrobrás (Petr4)
Vale5
Grafico vale
ADR-Vale(RIO-p)
Grafico vale
Níquel intraday
nickel
Bolsa na Ásia
BOLSAS NA ÁSIA

analise fundamentalista analise grafica de açoes análise gráfica análise técnica análise técnica de ações aplicar em ações aplicar na bolsa aplicar na bolsa de valores aprenda a investir em açoes aprender a aplicar na bolsa de valores aprender a investir em ações açoes açoes da bolsa de valores açoes em alta ações da Petrobrás ações de empresas brasileiras ações na bolsa BM&F Bovespa bolsa de valores Bolsa de Valores de São Paulo Bovespa capitalização da Petrobras carteira de ações Comissão de Valores Mobiliários compra de ações compra e venda de açoes comprar ações comprar ações da petrobrás curso Análise Gráfica curso de investimentos em açoes curso gratis de açoes cursos de investimentos cursos de investimentos em ações Dow Jones economia americana economia norte-americana educação financeira fundo de ações fundos de investimentos ganhar dinheiro com ações ganhar dinheiro na bolsa home broker Ibovespa instituições financeiras investidor investidores investidores estrangeiros investimento de longo prazo investimento em ações investimento na bolsa de valores investimentos em ações investimentos na bolsa de valores investir em ações investir na bolsa investir na Bolsa de Valores investir no Mercado de Ações mercado acionário mercado de ações mercado de capitais mercado financeiro nasdaq novos investidores Oferta de ações da Petrobras o que é home broker pequeno investidor PETR4 preço das ações preços das ações queda das bolsas renda variável valorização das ações vender ações volatilidade do mercado Wall Street índice da bolsa de valores

%d blogueiros gostam disto: