Bovespa deve chegar a 85 mil pontos em 2011

dezembro 10, 2010 at 10:51 am Deixe um comentário

A capitalização da Petrobras e desconfiança em relação à mudança do governo federal afetaram a rentabilidade das aplicações na Bovespa em 2010, segundo ele, mas estes fatores devem desaparecer no ano que vem.

A bolsa de valores brasileira deve ter um bom ano em 2011 e será uma boa alternativa de investimento, devendo alcançar o patamar de 85 mil pontos até o final do próximo ano, segundo avaliação de Mario Felizberto, diretor de investimento da HSBC Global Asset Management.

A capitalização da Petrobras e desconfiança em relação à mudança do governo federal afetaram a rentabilidade das aplicações na Bovespa em 2010, segundo ele, mas estes fatores devem desaparecer no ano que vem.

“Em 2010, o retorno não foi bom, mas tudo indica uma melhora. O risco Brasil caiu 26 pontos este ano. A taxa de lucro por ação das empresas ficou em 40%, acima de da média chinesa (13,4%) e americana (9,8%). Quase não dá para explicar um retorno tão baixo”, afirma Felizberto.

Para ele, os investidores internacionais continuarão a apostar no mercado brasileiro, que apesar de medidas administrativas do governo para frear o capital especulativo como a elevação do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) para 6%, se apresenta como uma ótima opção.

A aposta do HSBC Asset Management para a Bolsa em 2011 são as empresas ligadas à mineração, siderúrgica e petróleo, incluindo a Petrobras, que deve ter valorização. “O preço dessas commodities já teve recuperação no cenário internacional, mas isso ainda não se refletiu no preço dos papéis”, diz o diretor de investimento.

Já os setores ligados à economia doméstica, que tiveram melhor desempenho em 2010, estão muito caros e não devem estar entre as melhores oportundiades de rendimento, explica Felizberto.

Melhores opções de investimento
Diante da tendência de queda da taxa de juros no longo prazo, a rentabilidade da renda fixa deve cair. Assim, os investimentos em renda variável devem se tornar mais atrativos no Brasil, segundo avaliação do diretor do HSBC Global Asset Management.

A tendência é que os fundos de crédito privado como debêntures e Certificados de Depósito Interbancário (CDIs) passem a ser mais interessantes. Os fundos multimercado também estão bem cotados, segundo Felizberto, apesar de não ter sido uma das melhores opções em 2010. “O investidor está olhando com carinho e devemos observar alta dos aportes nos multimercados”, garante.

A rentabilidade da Bovespa no longo prazo também deve passar a ser maior do que a de títulos públicos, por exemplo. A expectativa dos economistas do HSBC é de que a Bovespa tenha valorização de 9,5% acima da inflação no longo prazo (próximos 20 anos), se a taxa de juro continuar caindo.

Entre as opções na própria Bovespa, o investimento em Small Caps, empresas de pequeno porte, deve crescer. “Em 2009 o desempenho foi o melhor da Bovespa. Este ano, a coisa se repete. Esta claro que essas empresas podem trazer retorno maior”, diz Felizberto.

Câmbio e BC
Ainda há espaço para valorização da moeda brasileira, aposta o HSBC Asset Management. De acordo com Felizberto, os investidores estrangeiros, em especial os asiáticos, fizeram as contas depois da elevação do IOF e perceberam que alocar recursos no País ainda vale a pena.

A tendência de entrada de capital estrangeiro no curto prazo ainda deve ser reforçada pela quase certa alta de juros em 2011. “o governo sinalizou que fará ajustes ficais, mas não serão suficientes para conter a inflação sem elevação de juros”, avalia Felizberto.

O HSBC Asset Management aposta na elevação de 2 pontos na taxa básica de juros (Selic). A tendência de alta deve ter início em janeiro e ser de meio ponto durante quatro reuniões do Comitê de Política Monetária (Copom).

Fonte: Terra

Anúncios

Entry filed under: Ações, análise fundamentalista, aprender a investir em ações, Últimas, mercado de ações, Notícias da Bolsa de Valores, Recomendações, Situação do mercado. Tags: , , , , , , , , , , , , , , .

17 bilionários dos EUA prometem doar fortunas Ação da Cielo rende até 20% só com dividendos e aluguel

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Trackback this post  |  Subscribe to the comments via RSS Feed


Dados econômicos

IBOV
Gráfico IBOV
Dow Jones
Gráfico Dow Jones
Treasuries Americanos
titulos do tesouro americano
Óleo
Gráfico óleo
Petrobrás (Petr4)
Vale5
Grafico vale
ADR-Vale(RIO-p)
Grafico vale
Níquel intraday
nickel
Bolsa na Ásia
BOLSAS NA ÁSIA

analise fundamentalista analise grafica de açoes análise gráfica análise técnica análise técnica de ações aplicar em ações aplicar na bolsa aplicar na bolsa de valores aprenda a investir em açoes aprender a aplicar na bolsa de valores aprender a investir em ações açoes açoes da bolsa de valores açoes em alta ações da Petrobrás ações de empresas brasileiras ações na bolsa BM&F Bovespa bolsa de valores Bolsa de Valores de São Paulo Bovespa capitalização da Petrobras carteira de ações Comissão de Valores Mobiliários compra de ações compra e venda de açoes comprar ações comprar ações da petrobrás curso Análise Gráfica curso de investimentos em açoes curso gratis de açoes cursos de investimentos cursos de investimentos em ações Dow Jones economia americana economia norte-americana educação financeira fundo de ações fundos de investimentos ganhar dinheiro com ações ganhar dinheiro na bolsa home broker Ibovespa instituições financeiras investidor investidores investidores estrangeiros investimento de longo prazo investimento em ações investimento na bolsa de valores investimentos em ações investimentos na bolsa de valores investir em ações investir na bolsa investir na Bolsa de Valores investir no Mercado de Ações mercado acionário mercado de ações mercado de capitais mercado financeiro nasdaq novos investidores Oferta de ações da Petrobras o que é home broker pequeno investidor PETR4 preço das ações preços das ações queda das bolsas renda variável valorização das ações vender ações volatilidade do mercado Wall Street índice da bolsa de valores

%d blogueiros gostam disto: