Fundos de investimentos com o melhor retorno do Brasil

dezembro 8, 2010 at 10:17 am 1 comentário

Fonte: Exame.com

Estudos da Luz Engenharia Financeira mostra os fundos de ações, renda fixa e multimercados que obtiveram a moir rentabilidade sem se expor a riscos demais.

Encontrar o melhor fundo de investimentos está longe de ser uma tarefa simples. Não é à toa que bancos e instituições financeiras contratam tantos executivos para aconselhar os investidores sobre o lugar certo de aplicar o dinheiro. Um estudo realizado pela Luz Engenharia Financeira contribui para o processo de seleção de uma aplicação ao estabelecer um critério de escolha. O levantamento incluiu 506 fundos brasileiros que evitam alavancagem em excesso e não se concentram demais em pouvos ativos. São, portanto, fundos que não estão entre os mais arriscados do mercado. Também foram expurgados do ranking os fundos exclusivos (que tem um único cotista), os de ações com patrimônio inferior a 1 milhão de reais, os multimercados ou de renda fixa com menos de 10 milhões de reais e aqueles que possuem um histórico de resultados inferior a 12 meses. Dentro do grupo dos 506 que sobraram, foram selecionados os que obtiveram os melhores resultados no primeiro semestre de 2010 eque ao mesmo tempo registraram baixa volatilidade. “A volatilidade é um bom parâmetro para mostrar os que correrm menores riscos”, afirma a gerente de clientes institucionais da Luz Engenharia Financeira, Viviane Werneck. Veja a seguir os melhores fundos em 11 categorias.

Fundos de ações

Na área de renda variável, a principal conclusão do estudo é que as gestoras de recursos independentes costumam ser a melhor opção para o investidor que planeja aplicar em ações. “São fundos com um patrimônio menor e que conseguem ter mais agilidade na hora de comprar e vender ações”, diz Viviane. “Esses fundos menores podem, por exemplo, investir em ações de empresas com baixo valor de mercado sem incorrer em riscos de liquidez. .” Também é mais comum encontrar em uma asset independente do que na agência de um grande banco fundos que não possuem nenhuma correlação com índices de ações como o Ibovespa ou aqueles que buscam ganhos com dividendos. Com a forte queda das ações da Petrobras no primeiro esse semestre, essas aplicações não-atreladas acabaram tendo resultados melhores do que a média também porque não são incentivadas a aplicar ao menos parte dos recursos nas ações da estatal. Para contratar os serviços de uma asset independente, no entanto, é necessário transferir os recursos do banco para a gestora. Vale a pena, portanto, checar muito bem a reputação da instituição antes de fazer o investimento. Veja abaixo os melhores fundos de renda variável nas cinco categorias mais comuns oferecidas pelas instituições financeiras aos investidores:

Fundos de ações que investem principalmente em ações do Ibovespa e seus resultados nos últimos seis meses:

Fundos de ações que possuem como benchmark o IBrX, ínice que reúne os 100 papéis com maior liquidez da bolsa brasileira:

 

 

 

 

Fundos livres de ações, que não seguem nenhum índice e podem investir em qualquer ativo da bolsa:

Fundos de ações que investem em empresas que pagam bons dividendos. Em tese, são os menos arriscados do universo da renda variável, já que o gestor está mais interessado na distribuição dos lucros obtidos por uma empresa do que na valorização do papel.

Fundos de ações que investem preferencialmente em “small caps” (ou empresas com baixo valor de mercado). Possuem o risco de mercado e também o de liquidez, já que o gestor poderá encontrar dificuldades para vender grandes lotes de papéis em um curto espaço de tempo:

É importante lembrar que nada garante que um fundo repita os resultados obtidos no último semestre nos próximos meses ou anos. Por esse motivo, Luiz Calado, executivo com passagem na Anbima e autor do livro “Fundos de Investimentos: Conheça Antes de Investir”, aconselha o investidor a avaliar também os resultados de um fundo em um período muito superior a seis meses para verificar a consistência e competência do gestor. “Quem se interessar por determinado fundo deve consultar o histórico dos últimos cinco anos. Aqueles que têm muita aversão a perdas também devem observar os resultados mensais para verificar com que frequência um fundo obtém um resultado negativo. Isso é importante para que o cliente saiba se aquele é ou não um produto adequado a seu perfil”, afirma Calado.

Fundos de renda fixa

Escolher um grande banco ou uma gestora de recursos não faz tanta diferença no caso dos fundos de renda fixa, segundo a Luz Engenharia Financeira. “O mais importante nesse caso é encontrar um fundo de renda fixa com baixa taxa de administração”, diz Viviane. A pesquisa dividiu os fundos de renda fixa entre os DI, os de renda fixa atrelados ao CDI e os de renda fixa atrelados à inflação. Os fundos DI são os menos arriscados porque só investem em títulos públicos ou no máximo em CDBs. Já os fundos de renda fixa investem também em títulos de crédito privado, que são mais difíceis de analisar que os papéis do governo. Em seguida, aparecem os fundos de renda fixa atrelados à inflação, que apresentaram os melhores resultados nos primeiro seis meses deste ano. Como o Banco Central encerrou o ciclo de aumento de juros antes que o esperado pelo mercado e foi mais tolerante com o avanço dos preços, o IPCA deve fechar 2010 em cerca de 6% e o IGP-M, em 11%. Portanto, lucrou quem havia comprado fundos que investem em papéis atrelados à inflação. Antes de aplicar nesses fundos, é importante lembrar que eles perdem dos demais quando há deflação ou inflação muito baixa. Veja os melhores fundos em cada uma dessas três categorias:

Fundos de renda fixa que adotam como benchmark o CDI, que é a taxa de juros de mercado:

 

 

 

 

Fundos DI que adotam como benchmark o CDI:

Fundos de renda fixa que investem em papéis indexados à inflação:

Para o autor do livro “Fundos de Investimentos: Conheça Antes de Investir”, Luiz Calado, outra forma de reduzir o risco de uma aplicação de renda fixa é com os chamados fundos de curto prazo. São aplicações em que o gestor compra títulos que estão prestes a vencer. “Um título público de dez anos tende a perder muito mais valor se a economia brasileira der uma chacoalhada do que um papel com vencimento em 60 dias. O mercado vai cobrar um prêmio para assumir um risco maior por mais tempo.”

Fundos multimercados

Como o próprio nome já diz, os fundos multimercados alocam o dinheiro dos quotistas em diversas classes de ativos, como ações, derivativos, contratos futuros de bolsa, câmbio e crédito. A maior parte costuma ficar aplicada em renda fixa. Mas a parcela investida em renda variável no primeiro semestre foi suficiente para que esses fundos não tivessem resultados muito bons. Como a bolsa foi mal no período, esses fundos entregaram retornos próximos aos da renda fixa, mas com um nível de risco bem maior. Veja abaixo os melhores fundos multimercados no primeiro semestre:

Fundos multimercados multiestratégia, que investem em diversas classes de ativos:

 

Fundos multimercados macro, que compram ativos que tentam se beneficiar de mudanças no cenário econômico. São classificados como direcionais porque ganham quando o gestor acerta os rumos tomados pela economia.

Fundos multimercados long/short, que apostam na diferença de performance entre dois ativos. Ao contrário dos fundos macro, não são direcionais. Isso signifca que o fundo pode ganhar com ações mesmo que a bolsa caia, por exemplo.

 

Anúncios

Entry filed under: Ações, análise técnica, aprender a investir em ações, Dicas, investidores, mercado de ações, Notícias da Bolsa de Valores, Recomendações, Situação do mercado. Tags: , , , , , , , , , , , , , , , .

Agenda Econômica desta Semana As melhores ações para dezembro

1 Comentário Add your own

  • 1. Ricardo Werner  |  dezembro 15, 2010 às 11:25 am

    Atualmente estou investindo no fundo XP Investor FIA da XP Investimentos, um fundo de ações que nos últimos 24 meses está com um desempenho de 180%, um ótimo investimento que o meu assessor me aconselhou.

    Abraços

    Responder

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Trackback this post  |  Subscribe to the comments via RSS Feed


Dados econômicos

IBOV
Gráfico IBOV
Dow Jones
Gráfico Dow Jones
Treasuries Americanos
titulos do tesouro americano
Óleo
Gráfico óleo
Petrobrás (Petr4)
Vale5
Grafico vale
ADR-Vale(RIO-p)
Grafico vale
Níquel intraday
nickel
Bolsa na Ásia
BOLSAS NA ÁSIA

analise fundamentalista analise grafica de açoes análise gráfica análise técnica análise técnica de ações aplicar em ações aplicar na bolsa aplicar na bolsa de valores aprenda a investir em açoes aprender a aplicar na bolsa de valores aprender a investir em ações açoes açoes da bolsa de valores açoes em alta ações da Petrobrás ações de empresas brasileiras ações na bolsa BM&F Bovespa bolsa de valores Bolsa de Valores de São Paulo Bovespa capitalização da Petrobras carteira de ações Comissão de Valores Mobiliários compra de ações compra e venda de açoes comprar ações comprar ações da petrobrás curso Análise Gráfica curso de investimentos em açoes curso gratis de açoes cursos de investimentos cursos de investimentos em ações Dow Jones economia americana economia norte-americana educação financeira fundo de ações fundos de investimentos ganhar dinheiro com ações ganhar dinheiro na bolsa home broker Ibovespa instituições financeiras investidor investidores investidores estrangeiros investimento de longo prazo investimento em ações investimento na bolsa de valores investimentos em ações investimentos na bolsa de valores investir em ações investir na bolsa investir na Bolsa de Valores investir no Mercado de Ações mercado acionário mercado de ações mercado de capitais mercado financeiro nasdaq novos investidores Oferta de ações da Petrobras o que é home broker pequeno investidor PETR4 preço das ações preços das ações queda das bolsas renda variável valorização das ações vender ações volatilidade do mercado Wall Street índice da bolsa de valores

%d blogueiros gostam disto: