Investidor deve evitar euforia com entrada de novas empresas na Bolsa de Valores

novembro 24, 2010 at 3:34 pm Deixe um comentário

Pesquisa e controle também são necessários para avaliar onde aplicar o dinheiro

A entrada de uma nova empresa na Bolsa de Valores é um bom momento para essa companhia se consolidar no mercado, profissionalizar sua administração e ampliar seu capital para reinvestir em produtos e serviços. Para o investidor, contudo, a decisão entre apostar ou não em uma novata no mercado financeiro depende, em primeiro lugar, de sangue-frio – o investidor deve evitar a euforia a todo custo.

Os outros dois passos são a pesquisa e o controle, necessários para que o investidor saiba onde está colocando o dinheiro dele e como pode diversificar seus papéis para minimizar eventuais perdas futuras.

Para entrar oficialmente na bolsa, uma empresa precisa fazer um IPO (sigla, em inglês, para oferta inicial de ações no mercado acionário). A companhia faz uma avaliação de quanto ela vale no mercado, divide esse valor em pedaços (as ações) e vende esses papéis para obter dinheiro.

A bolsa é um investimento de risco, mas conhecer a nova empresa é uma arma infalível para saber por que ela buscou essa forma de capitalização, qual a fatia que ela vai colocar nas mãos dos participantes do mercado financeiro e em que vai aplicar o dinheiro arrecadado.

André Massaro, especialista em finanças pessoais da MoneyFit, diz que empresas emitem ações por motivos diferentes. Ele diz que os investidores devem fugir daquelas que entram no mercado para resolver problema de má gestão – caso das que estão muito endividadas e não têm mais de onde tirar dinheiro e só vão à Bolsa para conseguir mais crédito.

– As mais seguras são as estabelecidas no mercado, que já têm produtos reconhecidos, têm clientes e contratos transparentes e estão buscando capital para expandir suas atividades. Essas são preferíveis às que não começaram nem a operar. É comum a empresa abrir seu capital vendendo só o projeto, sem ter uma empresa aberta e funcionando.

Ler o prospecto – documento com informações sobre a empresa -, por mais chato que possa parecer, é uma maneira de saber exatamente os objetivos da companhia.

– O investidor precisa ler o prospecto. Ele tem que saber o que está fazendo, tem que pesquisar, tem que fazer a própria análise sem depender de dicas de terceiros. Dica é perigoso. Porque a verdade é que, se cada um souber exatamente o que fazer na Bolsa, pode ter certeza que não vai contar para ninguém e vai aproveitar as vantagens disso sozinho.

Hoje, há 327 empresas atuando com capital aberto na bolsa. A BM&FBovespa estima que outras 200 possam vender ações nos próximos cinco anos. Cristiana Pereira, diretora de desenvolvimento da BM&F Bovespa, afirma que é importante trazer cada vez mais empresas para a Bolsa.

– Para o consumidor, à medida que a empresa se profissionaliza, ela cresce, chega a mais regiões e coloca produtos e serviços melhores no mercado. A bolsa tem se empenhado em trabalhar com as empresas de menor porte, mas o mercado de capitais pode e deve ser acessado por empresas de todos os tamanhos.

Para o investidor, cada empresa que abre seu capital na bolsa é uma nova opção de investimento. Para o consumidor, os reflexos são indiretos e aparecem na forma de melhores serviços prestados e mais produtos (ou de maior qualidade) no mercado.

Massaro afirma que cada investidor deve saber exatamente quais suas características e estar em constante aprendizado.

– Ele tem que tratar a ação nova como qualquer outra que já está no mercado e saber o que quer: investir no longo prazo para a aposentadoria, manter as ações para receber dividendos, vender quando o papel alcançar determinado preço. Se ele não souber fazer a própria análise, o risco de perda é mais alto. Mas ele tem que pensar que a responsabilidade é só dele.

Fonte: R7

Anúncios

Entry filed under: bolsa de valores, empresas, investimentos em ações, mercado de ações. Tags: , , , , , , , , , , .

Saiba como Investir na Bolsa de Valores grátis e com desconto de 50% Home broker é forma mais usada por quem aplica em ações pela web

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Trackback this post  |  Subscribe to the comments via RSS Feed


Dados econômicos

IBOV
Gráfico IBOV
Dow Jones
Gráfico Dow Jones
Treasuries Americanos
titulos do tesouro americano
Óleo
Gráfico óleo
Petrobrás (Petr4)
Vale5
Grafico vale
ADR-Vale(RIO-p)
Grafico vale
Níquel intraday
nickel
Bolsa na Ásia
BOLSAS NA ÁSIA

analise fundamentalista analise grafica de açoes análise gráfica análise técnica análise técnica de ações aplicar em ações aplicar na bolsa aplicar na bolsa de valores aprenda a investir em açoes aprender a aplicar na bolsa de valores aprender a investir em ações açoes açoes da bolsa de valores açoes em alta ações da Petrobrás ações de empresas brasileiras ações na bolsa BM&F Bovespa bolsa de valores Bolsa de Valores de São Paulo Bovespa capitalização da Petrobras carteira de ações Comissão de Valores Mobiliários compra de ações compra e venda de açoes comprar ações comprar ações da petrobrás curso Análise Gráfica curso de investimentos em açoes curso gratis de açoes cursos de investimentos cursos de investimentos em ações Dow Jones economia americana economia norte-americana educação financeira fundo de ações fundos de investimentos ganhar dinheiro com ações ganhar dinheiro na bolsa home broker Ibovespa instituições financeiras investidor investidores investidores estrangeiros investimento de longo prazo investimento em ações investimento na bolsa de valores investimentos em ações investimentos na bolsa de valores investir em ações investir na bolsa investir na Bolsa de Valores investir no Mercado de Ações mercado acionário mercado de ações mercado de capitais mercado financeiro nasdaq novos investidores Oferta de ações da Petrobras o que é home broker pequeno investidor PETR4 preço das ações preços das ações queda das bolsas renda variável valorização das ações vender ações volatilidade do mercado Wall Street índice da bolsa de valores

%d blogueiros gostam disto: