Será que é hora de comprar ouro?

novembro 11, 2010 at 10:01 am Deixe um comentário

Anúncio do Fed ajuda o metal a atingir preço recorde; saiba se vale a pena apostar no investimento

Marcela Ayres, de Exame.com

Com o dólar desabando mundo afora, o preço do ouro superou o patamar recorde de 1.400 dólares por onça. Como é um recurso físico bastante limitado no mundo, o metal tem chances reduzidas de perder valor. Assim, quando a insegurança acomete o mercado, é para o metal que muitos investidores voltam os olhos. No Brasil, o modesto desempenho da Bolsa alça o ouro à posição de estrela: até agora, a valorização do ativo foi de 31,7%, contra 4,5% do Ibovespa.

“O ouro canaliza a incerteza e se beneficia dos momentos de crise”, diz André Nunes, presidente do grupo Fitta, líder no mercado de metais preciosos no país. Desde que Fed, o banco central dos EUA, anunciou a injeção de 600 bilhões de dólares na economia norte-americana para reduzir os juros de longo prazo e injetar liquidez no mercado, o ouro registrou uma valorização ainda mais notável – 6% em apenas uma semana.

Segundo Nunes, a tendência de alta deve se manter. “Com a crise, os países desenvolvidos derrubaram os juros para próximo de zero, estimulando as pessoas a consumir ao invés de poupar”, explica. O comportamento, entretanto, não foi adotado à risca pelos investidores: quem fugiu da renda fixa não necessariamente abriu a carteira para gastar, mas foi atrás de ativos que rendessem mais.

Como a performance de muitas ações guardam estreita relação com o bom momento vivido pela economia, o desempenho do ouro acabou ganhando destaque entre as opções na renda variável. “Essa equação só vai se inverter quando os juros da renda fixa voltarem a existir nesses países”, emenda Nunes. “E eu acredito que esse prazo não será curto”. Para o banco de investimentos Goldman Sachs, inclusive, o metal deve chegar aos 1.650 dólares nos próximos 12 meses.

No Brasil, é possível comprar ouro de duas formas. Na bolsa, o valor mínimo negociado é de 250 gramas e o investidor deve necessariamente abrir conta em uma corretora. Cada onça do metal vale 31,104 gramas, de modo que um preço internacional de 1.400 dólares por onça, equivaleria a 77,05 reais por grama no país, com o dólar a 1,71 (cotação de 10/10). Nesse caso, o investidor precisaria de no mínimo 19.262,50 reais para investir. Já o mercado de balcão oferece a possibilidade de compra em quantidades mais modestas, de 50, 10 e até 5 gramas.

Vale lembrar que o preço do ouro é calculado a partir do valor negociado em Nova York, e, por isso, o investimento no metal sofre reflexo da variação do dólar. No momento, a moeda norte-americana apresenta uma tendência de queda, o que supostamente neutralizaria a valorização do ativo quando ele fosse convertido em reais. Mas como o governo brasileiro intervém no câmbio com leilões de compra e medidas como o aumento de IOF para investimentos estrangeiros, essas variáveis não se anulam em uma relação tão cartesiana. É justamente por isso que o metal se valorizou em reais, ainda que a moeda norte-americana tenha trilhado uma trajetória de queda nos últimos meses.

Mesmo assim, o professor de finanças do Insper Ricardo Almeida defende que o investimento em ouro é indicado apenas para quem tem bastante dinheiro e está preocupado com o possível desarranjo da economia global. “A cotação do ouro está muito atrelada à algo que o pequeno investidor não consegue monitorar e não tem tempo adequado para especular: a confiança nos títulos americanos como reserva de valor”, diz. Mais prático, sustenta Almeida, é buscar proteção nos papéis da dívida pública brasileira.

De olho nos altos juros pagos pelo governo, a estratégia já foi abraçada por muitos investidores de fora. Isso porque os títulos tupiniquins garantem uma remuneração generosa e reconhecidamente segura. Papéis adquiridos via Tesouro Direto entregam um retorno que supera 12% ao ano para aplicações de longo prazo, cobrando para isso baixas taxas de administração e custódia. “É bom ressaltar que a reunião do G20 pode ratificar a confiança no título público americano. Nessa hipótese, o ouro poderia inclusive despencar, estourando uma bolha no preço do ativo”, finaliza Almeida.

Anúncios

Entry filed under: Ações, Últimas, Dicas, investimentos em ações, Recomendações, Situação do mercado. Tags: , , , , , , , , , , , , , , , , .

Comprar e vender ações pode ser feito de casa e pela internet Brasileiros estão descobrindo a Bolsa de Valores

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Trackback this post  |  Subscribe to the comments via RSS Feed


Dados econômicos

IBOV
Gráfico IBOV
Dow Jones
Gráfico Dow Jones
Treasuries Americanos
titulos do tesouro americano
Óleo
Gráfico óleo
Petrobrás (Petr4)
Vale5
Grafico vale
ADR-Vale(RIO-p)
Grafico vale
Níquel intraday
nickel
Bolsa na Ásia
BOLSAS NA ÁSIA

analise fundamentalista analise grafica de açoes análise gráfica análise técnica análise técnica de ações aplicar em ações aplicar na bolsa aplicar na bolsa de valores aprenda a investir em açoes aprender a aplicar na bolsa de valores aprender a investir em ações açoes açoes da bolsa de valores açoes em alta ações da Petrobrás ações de empresas brasileiras ações na bolsa BM&F Bovespa bolsa de valores Bolsa de Valores de São Paulo Bovespa capitalização da Petrobras carteira de ações Comissão de Valores Mobiliários compra de ações compra e venda de açoes comprar ações comprar ações da petrobrás curso Análise Gráfica curso de investimentos em açoes curso gratis de açoes cursos de investimentos cursos de investimentos em ações Dow Jones economia americana economia norte-americana educação financeira fundo de ações fundos de investimentos ganhar dinheiro com ações ganhar dinheiro na bolsa home broker Ibovespa instituições financeiras investidor investidores investidores estrangeiros investimento de longo prazo investimento em ações investimento na bolsa de valores investimentos em ações investimentos na bolsa de valores investir em ações investir na bolsa investir na Bolsa de Valores investir no Mercado de Ações mercado acionário mercado de ações mercado de capitais mercado financeiro nasdaq novos investidores Oferta de ações da Petrobras o que é home broker pequeno investidor PETR4 preço das ações preços das ações queda das bolsas renda variável valorização das ações vender ações volatilidade do mercado Wall Street índice da bolsa de valores

%d blogueiros gostam disto: