Com medo de investir em ações?

novembro 10, 2010 at 5:12 pm Deixe um comentário

Se a resposta é “sim”, talvez você esteja valorizando demais os mitos do mercado acionário

Por Wagner Salaverry, diretor do Banco Geração Futuro

Pergunte a qualquer investidor brasileiro como funcionam seus investimentos e você provavelmente terá respostas simples e rápidas. Algo assim: na poupança e num fundo de renda fixa, deixo meu dinheiro no banco e recebo uma quantia mensal que representa o juro ou a remuneração da aplicação. Aqueles que investem em imóveis dirão: compro um imóvel na planta ou como investidor inicial e, quando ocorre o lançamento ou se aproxima o prazo da entrega, vendo ao consumidor final e ganho um bom lucro.

Difícil, contudo, é receber uma resposta simples de um investidor sobre o mercado de ações. Ainda desconhecido por muitos, o mercado de ações sofre pela cultura predominante no país de se investir em renda fixa. O desconhecimento leva muitos a expressar sua opinião sobre o investimento em ações de forma equivocada. Veja se você se identifica com alguma das expressões abaixo:

“Você nunca sabe quanto ganhará no mercado de ações”
De fato, não há como assegurar qual será o retorno de um investimento no mercado acionário. Você investe em ações porque acredita que a empresa da qual é acionista terá um crescimento e o preço de suas ações se elevará no futuro – mas isso pode se concretizar ou não. Um exemplo: mesmo com a crise de 2008, as ações de 30 companhias do Ibovespa (entre elas, Vale, Lojas Renner e os principais bancos brasileiros) tiveram uma valorização superior ao da renda fixa nos últimos cinco anos.

Imóveis são estáveis. Já as ações oscilam demais
Imóveis também passam por mudanças de preço. A diferença é que nenhum investidor acompanha as oscilações – pelo simples fato de que as transações são privadas, enquanto o preço das ações é conhecido publicamente. Lembre-se: você não é obrigado a vender suas ações pelo preço que elas foram negociadas hoje. A propósito: quanto você obteria se precisasse vender seu imóvel hoje? Provavelmente, o desconto para vender um imóvel tão rápido faria você esperar ou desistir do negócio. Esperar para vender com ganhos também é possível no mercado acionário. A diferença é que você não paga IPTU e nem condomínio enquanto espera pelo melhor momento.

Investir em ações é complexo
É verdade. Mas isso não é motivo para você deixar de fazê-lo. Os juros brasileiros vão cair ainda mais nos próximos anos e, se você não procurar alternativas à renda fixa, terá de se contentar com cada vez menos. Um país que cresce e se desenvolve paga menos juros e suas empresas ampliam negócios e resultados – ou seja, passam a valer mais.

Por isso, vale a pena considerar as ações no seu planejamento financeiro. Vai dar trabalho e você terá de lidar com eventuais quedas nos valores. Mas, se você acredita que o Brasil “está dando certo” e gostaria de ser sócio de algumas empresas que se beneficiarão desse crescimento, comece já a se preocupar com isso. Seu retorno pode ser muito promissor.

Anúncios

Entry filed under: investidores iniciantes, investimentos em ações. Tags: , , , , , , , .

Mercado de ações é arriscado e de longo prazo Quanto você paga de imposto ao aplicar seu dinheiro?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Trackback this post  |  Subscribe to the comments via RSS Feed


Dados econômicos

IBOV
Gráfico IBOV
Dow Jones
Gráfico Dow Jones
Treasuries Americanos
titulos do tesouro americano
Óleo
Gráfico óleo
Petrobrás (Petr4)
Vale5
Grafico vale
ADR-Vale(RIO-p)
Grafico vale
Níquel intraday
nickel
Bolsa na Ásia
BOLSAS NA ÁSIA

analise fundamentalista analise grafica de açoes análise gráfica análise técnica análise técnica de ações aplicar em ações aplicar na bolsa aplicar na bolsa de valores aprenda a investir em açoes aprender a aplicar na bolsa de valores aprender a investir em ações açoes açoes da bolsa de valores açoes em alta ações da Petrobrás ações de empresas brasileiras ações na bolsa BM&F Bovespa bolsa de valores Bolsa de Valores de São Paulo Bovespa capitalização da Petrobras carteira de ações Comissão de Valores Mobiliários compra de ações compra e venda de açoes comprar ações comprar ações da petrobrás curso Análise Gráfica curso de investimentos em açoes curso gratis de açoes cursos de investimentos cursos de investimentos em ações Dow Jones economia americana economia norte-americana educação financeira fundo de ações fundos de investimentos ganhar dinheiro com ações ganhar dinheiro na bolsa home broker Ibovespa instituições financeiras investidor investidores investidores estrangeiros investimento de longo prazo investimento em ações investimento na bolsa de valores investimentos em ações investimentos na bolsa de valores investir em ações investir na bolsa investir na Bolsa de Valores investir no Mercado de Ações mercado acionário mercado de ações mercado de capitais mercado financeiro nasdaq novos investidores Oferta de ações da Petrobras o que é home broker pequeno investidor PETR4 preço das ações preços das ações queda das bolsas renda variável valorização das ações vender ações volatilidade do mercado Wall Street índice da bolsa de valores

%d blogueiros gostam disto: