Cinco maneiras de dobrar seu investimento

novembro 9, 2010 at 10:10 am Deixe um comentário

Saiba como maximizar o retorno da sua aplicação independente de ter um perfil moderado ou agressivo

Marcela Ayres, de Exame.com

A ideia de ver uma aplicação dobrar de tamanho mexe com a cabeça de quem poupa mensalmente para formar um colchão robusto lá na frente. Medida concreta de que os investimentos vão bem, obrigado, a duplicação dessa reserva é o que motiva muita gente a optar por alternativas excessivamente arriscadas. Seja qual for o seu perfil, fique por dentro de cinco estratégias para turbinar a poupança sem entrar em uma furada a partir das sugestões do site americano Investopedia.

1. O jeito clássico
Apontado por muitos como uma das maneiras mais fáceis de dobrar o investimento em um período razoável de tempo, um portfólio de ações com grandes e reconhecidas empresas é a escolha de muita gente para ganhar dinheiro. A despeito da aplicação não dobrar de tamanho em um ano, é quase certo que será possível atingir a façanha em algum momento. A regra do 72 é uma boa medida para calcular em quanto tempo isso deve acontecer. Divida este o número pela rentabilidade anual entregue pelos seus investimentos. O resultado dará o número de anos necessários para ver a bolada dobrar. Assim, com um retorno de 18% ao ano, o patrimônio deve ser duplicado em quatro anos (72 / 18 = 4). Levantamento da corretora TOV mostra que no longo prazo as ações são mesmo a modalidade mais lucrativa do mercado. E a performance das grandes empresas e suas blue chips provam o porquê. Até abril, o Ibovespa, principal índice da bolsa, apresentou um rendimento médio de 31,28% ao ano, considerados para o cálculo os seus 42 anos de existência. É verdade que o rendimento não é linear: foram 26 anos de alta e 16 anos de baixa. Ainda assim, se o horizonte é de longo prazo, as chances de sair da aplicação com um bom lucro não devem ser desprezadas.

2. O jeito com hora certa
Da mesma forma que grandes ídolos passam por crises quando muitos de seus fãs lhes dão as costas, o preço das ações de companhias que outrora ocupavam o posto de vedetes ocasionalmente descem ladeira abaixo devido às oscilações do mercado. Quando rumores disseminam o pânico, investidores mais afoitos não hesitam em se desfazer daqueles papéis que estão levando uma surra. A hora, então, é de ir às compras: as ações caem tanto que ficam abaixo do chamado “preço justo”, aquele nível que faz jus aos verdadeiros fundamentos da companhia. Logo, o iminente potencial de alta torna o investimento bastante atraente. Um barômetro para medir o quanto uma ação pode estar descontada é usar a relação entre o preço do papel sobre o retorno que ele entrega. Assim, quando esse valor estaciona abaixo de médias históricas já cravadas no passado, investidores inteligentes farejam uma boa oportunidade de dobrar o dinheiro em menos tempo.

3. O jeito seguro
Para quem tem medo da bolsa e do vai e vem dos mercados, o investimento em títulos públicos é uma excelente saída para ganhar dinheiro de maneira segura e rentável. Essa é, aliás, a motivação dos grandes investidores de fora, que tomam dinheiro emprestado a baixíssimas taxas de juros nos seus países de origem. Eles aplicam esse montante nos papéis do governo brasileiro e levam para casa um retorno que chega a bater na casa dos dois dígitos. Como o risco de inadimplência está associado à quebra do país, o bom momento vivido pela economia afasta essa possibilidade e atrai levas de estrangeiros, que lucram sem qualquer esforço. Para entrar nesse time, os pequenos investidores não podem contar com a ajuda de empréstimos, que, no Brasil, são caríssimos. Mas podem comprar esses papéis via Tesouro Direto e obter um bom lucro. É possível aplicar em títulos da renda fixa prefixados, indexados à inflação ou à taxa Selic. Para se ter uma ideia, nos últimos 12 meses os títulos prefixados renderam uma média de 12,11%. O percentual foi de 16,31% para os papéis indexados à Selic e 18,18% para aqueles atrelados ao IGP-M. Vale lembrar que os horizontes de investimento são muitos e vão de semestres a 35 anos. Outro atrativo são as baixas taxas de administração e custódia. A liquidez também é garantida pelo Tesouro Nacional, que recompra os títulos todas as quartas-feiras.

4. O jeito especulativo
Enquanto devagar e sempre é o lema de muitos investidores, há quem se situe na outra ponta da cadeia e opte pela emoção. Para essas pessoas, a maneira mais rápida de engordar a conta bancária está no uso de ferramentas mais sofisticadas para operar no mercado de ações. Dentre as mais populares, estão as opções de ações, que garantem aos seus titulares o direito de comprar ou vender papéis em uma determinada data e a um valor previamente estabelecido. Quem tiver comprado uma opção de compra a 20 reais, por exemplo, poderá adquirir o papel a esse valor mesmo que ele esteja valendo 30 reais na data do vencimento.

5. O melhor jeito
Diante do modesto teto da aposentadoria do INSS, muitas empresas oferecem planos de previdência complementar para os funcionários incrementarem sua poupança para o futuro. O grande diferencial está no benefício, ofertado por muitas delas, de contribuir com essa reserva adicionando um percentual daquilo que o trabalhador investir. Em algumas empresas, essa contrapartida é de 100% do que o funcionário poupar. Assim, quem destinar 400 reais por mês ao plano de previdência, ganhará outros 400 da empresa e verá o patrimônio imediatamente dobrar mês a mês, fora os juros que a aplicação “conjunta” renderá. Como essa é uma política de retenção de talentos, é de praxe que o dinheiro só possa ser sacado depois de um determinado tempo. Se o funcionário sair da empresa antes disso, ele deverá levar apenas o que poupou individualmente. Mas ainda que a perspectiva seja de longo prazo ou que a empresa não coloque 100%, mas apenas 10% desse valor, quem aderir ao plano certamente estará fazendo um bom negócio.

Anúncios

Entry filed under: Ações, aprender a investir em ações, cursos de investimentos, Dicas, investimentos em ações, Recomendações. Tags: , , , , , , , , , , , , , , , .

Bolsa pode disparar com ministério de Dilma A fórmula para ter sucesso na Bolsa de Valores

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Trackback this post  |  Subscribe to the comments via RSS Feed


Dados econômicos

IBOV
Gráfico IBOV
Dow Jones
Gráfico Dow Jones
Treasuries Americanos
titulos do tesouro americano
Óleo
Gráfico óleo
Petrobrás (Petr4)
Vale5
Grafico vale
ADR-Vale(RIO-p)
Grafico vale
Níquel intraday
nickel
Bolsa na Ásia
BOLSAS NA ÁSIA

analise fundamentalista analise grafica de açoes análise gráfica análise técnica análise técnica de ações aplicar em ações aplicar na bolsa aplicar na bolsa de valores aprenda a investir em açoes aprender a aplicar na bolsa de valores aprender a investir em ações açoes açoes da bolsa de valores açoes em alta ações da Petrobrás ações de empresas brasileiras ações na bolsa BM&F Bovespa bolsa de valores Bolsa de Valores de São Paulo Bovespa capitalização da Petrobras carteira de ações Comissão de Valores Mobiliários compra de ações compra e venda de açoes comprar ações comprar ações da petrobrás curso Análise Gráfica curso de investimentos em açoes curso gratis de açoes cursos de investimentos cursos de investimentos em ações Dow Jones economia americana economia norte-americana educação financeira fundo de ações fundos de investimentos ganhar dinheiro com ações ganhar dinheiro na bolsa home broker Ibovespa instituições financeiras investidor investidores investidores estrangeiros investimento de longo prazo investimento em ações investimento na bolsa de valores investimentos em ações investimentos na bolsa de valores investir em ações investir na bolsa investir na Bolsa de Valores investir no Mercado de Ações mercado acionário mercado de ações mercado de capitais mercado financeiro nasdaq novos investidores Oferta de ações da Petrobras o que é home broker pequeno investidor PETR4 preço das ações preços das ações queda das bolsas renda variável valorização das ações vender ações volatilidade do mercado Wall Street índice da bolsa de valores

%d blogueiros gostam disto: