A fórmula para ter sucesso na Bolsa de Valores

novembro 9, 2010 at 10:28 am Deixe um comentário

Denyse Godoy, Seu Dinheiro

Uma receita infalível para ver as suas aplicações na Bolsa de Valores darem bom retorno é o sonho de todos os investidores, sem exceção.

Má notícia (desculpem!): tal fórmula não existe. Boa notícia: a partir da observação dos métodos e do comportamento de quem conseguiu construir um patrimônio com os lucros obtidos com ações de empresas, é possível detectar quais são as atitudes fundamentais para o êxito nessa empreitada.

Segundo Geraldo Soares, especialista em relações com investidores e co-autor do livro “Casos de Sucesso no Mercado de Ações” (lançamento da editora Campus Elsevier) –no qual conta as histórias de quatro investidores que, em décadas de operação, tiveram ótimos resultados–, a principal é: dedicar-se a estudar o assunto.

É preciso abraçar a ideia como um projeto de grande importância na vida financeira.

O interessado em comprar papeis precisa estar muito bem informado sempre sobre a própria Bolsa e as companhias listadas e acompanhar os rumos da economia nacional e mundial. O quanto de tempo dedicar ao projeto é uma decisão pessoal –não há regras, só depende da disponibilidade, da disciplina e dos objetivos individuais.

“O restante –se as aplicações serão feitas pensando no curto ou no longo prazo, se vai-se escolher uma ação só ou várias– não importa. Cada um cria o seu próprio método, baseado na sua experiência, e segue esse caminho. Porque não há uma única estratégia correta, há várias”, explica Soares. “Curioso é que, quando alguém vai comprar um carro ou uma casa, faz uma pesquisa exaustiva durante um período razoável, quer saber o máximo sobre o bem, testa, pergunta. No entanto, quando pretende adquirir uma ação, fica buscando apenas uma ‘dica’ mágica. Essa é a maneira errada de proceder.”

O certo, ensina, é em primeiro lugar entender o tanto de risco que o investidor suporta. “Depende do seu estômago. Aquele friozinho que dá quando sentimos medo indica até onde podemos ir, se somos conservadores, moderados ou arrojados”, diz. Dentre os que Soares entrevistou para o seu livro, há investidores de diversos perfis, desde o que tem os dois pés no chão àquele que nem percebe que está fazendo uma aposta com alta probabilidade de dar errado –aos olhos dos outros– porque já está muito acostumado a essas situações. Há o gastador, o comedido, o que chegou a falir duas vezes…

Anúncios

Entry filed under: Ações, aprender a investir em ações, Últimas, bolsa de valores, cursos de investimentos, Dicas, investimentos em ações, mercado de ações, Recomendações. Tags: , , , , , , , , , , , , , , , .

Cinco maneiras de dobrar seu investimento Você sabia que…

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Trackback this post  |  Subscribe to the comments via RSS Feed


Dados econômicos

IBOV
Gráfico IBOV
Dow Jones
Gráfico Dow Jones
Treasuries Americanos
titulos do tesouro americano
Óleo
Gráfico óleo
Petrobrás (Petr4)
Vale5
Grafico vale
ADR-Vale(RIO-p)
Grafico vale
Níquel intraday
nickel
Bolsa na Ásia
BOLSAS NA ÁSIA

analise fundamentalista analise grafica de açoes análise gráfica análise técnica análise técnica de ações aplicar em ações aplicar na bolsa aplicar na bolsa de valores aprenda a investir em açoes aprender a aplicar na bolsa de valores aprender a investir em ações açoes açoes da bolsa de valores açoes em alta ações da Petrobrás ações de empresas brasileiras ações na bolsa BM&F Bovespa bolsa de valores Bolsa de Valores de São Paulo Bovespa capitalização da Petrobras carteira de ações Comissão de Valores Mobiliários compra de ações compra e venda de açoes comprar ações comprar ações da petrobrás curso Análise Gráfica curso de investimentos em açoes curso gratis de açoes cursos de investimentos cursos de investimentos em ações Dow Jones economia americana economia norte-americana educação financeira fundo de ações fundos de investimentos ganhar dinheiro com ações ganhar dinheiro na bolsa home broker Ibovespa instituições financeiras investidor investidores investidores estrangeiros investimento de longo prazo investimento em ações investimento na bolsa de valores investimentos em ações investimentos na bolsa de valores investir em ações investir na bolsa investir na Bolsa de Valores investir no Mercado de Ações mercado acionário mercado de ações mercado de capitais mercado financeiro nasdaq novos investidores Oferta de ações da Petrobras o que é home broker pequeno investidor PETR4 preço das ações preços das ações queda das bolsas renda variável valorização das ações vender ações volatilidade do mercado Wall Street índice da bolsa de valores

%d blogueiros gostam disto: