Panorama Mensal Econômico

novembro 4, 2010 at 10:44 am Deixe um comentário

No mês de novembro, a primeira semana reserva os dias mais conturbados para os investidores. O grande destaque é a reunião do FOMC, em que as autoridades do Banco Central americano se reúnem para definir o rumo das políticas monetárias no país – é nesse dia que o mercado aguarda o tão esperado anúncio de incentivos para a economia americana. Ainda nos Estados Unidos, essa semana será pautada pelos números do mercado de trabalho do país, com o anúncio do Payroll – contabilizando se houve corte ou criação de vagas no mês de outubro. Para completar, a primeira semana reserva ainda dados importantes na Alemanha, indicadores de atividade do setor de serviços na China e números de Produção Industrial aqui no Brasil.
Na segunda semana os indicadores americanos dão uma folga e deixam o mercado a mercê da reunião dos presidentes do G-20 e de uma bateria de indicadores da China. Para a reunião do G-20, devemos ter mais discussões em torno do mercado cambial, mas sem nenhuma mudança expressiva prevista para as políticas econômicas mundiais. A agenda chinesa por sua vez é cheia e traz dados de produção industrial, inflação ao produtor e ao consumidor, índice de preço de moradias e também vendas no varejo. O mercado deve aguardar ansioso pelos números, mas ainda assim, vai depender do humor dos investidores a avaliação dos números chineses – uma atividade forte combinada com inflação elevada pode despertar os temores de novas medidas contracionistas no país, enquanto números fracos ameaçam a força da recuperação mundial como um todo.
Internamente o mercado aguarda os dados de vendas no varejo. No mês passado todos os segmentos apresentaram variação positiva – o setor de Móveis e eletrodomésticos, por sua vez, voltou a crescer depois de se manterem praticamente estáveis entre janeiro e julho de 2010, mostrando que o efeito negativo de antecipação do consumo por conta do fim da redução do IPI da linha branca pode estar perdendo força.
Na segunda quinzena do mês os Estados Unidos entram novamente no radar dos investidores com a divulgação de indicadores de vendas no varejo e estoque das empresas, mas dentre os que mais têm poder para afetar os negócios são os números de inflação – que podem despertar novos receios em torno da possibilidade de deflação na economia americana. A produção industrial também será divulgada – mesmo com o temor dos mercados em torno da desaceleração da economia americana, a produção industrial vem mostrando tímida melhora ao longo dos meses, e em novembro isso não deve ser muito diferente.
Fora da agenda econômica, mais ainda dentro dos acontecimentos econômicos para o mês, a terceira semana de novembro reserva o vencimento de uma parcela no valor de quase 4 bilhões de Euro de parte da dívida portuguesa. As especulações em torno das condições de pagamento do país podem trazer nervosismo para os mercados. Por aqui, destacamos que com o resultado das eleições, devem ganhar espaço dentre as rodas de discussões brasileiras, as possíveis decisões para a nova composição dos ministérios brasileiros e autoridades do Banco Central do Brasil.
Finalmente, a última semana de novembro será pautada pela divulgação de PIBs. Países como Reino Unido, Alemanha e Estados Unidos divulgam novas prévias sobre o desempenho de suas economias no terceiro trimestre. Para o Reino Unido, fica a expectativa em torno de números robustos, frente ao PIB anunciado no segundo trimestre e um primeiro dado preliminar do terceiro trimestre superando as expectativas. Na Alemanha, o crescimento do país também foi forte no segundo trimestre – em função de um Euro mais desvalorizado as exportações do país ficaram mais competitivas e incentivaram o crescimento.

Anúncios

Entry filed under: Ações, Últimas, índices, Dicas, investimentos em ações, mercado financeiro, Notícias da Bolsa de Valores, Situação do mercado. Tags: , , , , , , , , , , , , , , , .

Agenda Econômica desta Semana Fed anuncia compra de US$ 600 bilhões em títulos

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Trackback this post  |  Subscribe to the comments via RSS Feed


Dados econômicos

IBOV
Gráfico IBOV
Dow Jones
Gráfico Dow Jones
Treasuries Americanos
titulos do tesouro americano
Óleo
Gráfico óleo
Petrobrás (Petr4)
Vale5
Grafico vale
ADR-Vale(RIO-p)
Grafico vale
Níquel intraday
nickel
Bolsa na Ásia
BOLSAS NA ÁSIA

analise fundamentalista analise grafica de açoes análise gráfica análise técnica análise técnica de ações aplicar em ações aplicar na bolsa aplicar na bolsa de valores aprenda a investir em açoes aprender a aplicar na bolsa de valores aprender a investir em ações açoes açoes da bolsa de valores açoes em alta ações da Petrobrás ações de empresas brasileiras ações na bolsa BM&F Bovespa bolsa de valores Bolsa de Valores de São Paulo Bovespa capitalização da Petrobras carteira de ações Comissão de Valores Mobiliários compra de ações compra e venda de açoes comprar ações comprar ações da petrobrás curso Análise Gráfica curso de investimentos em açoes curso gratis de açoes cursos de investimentos cursos de investimentos em ações Dow Jones economia americana economia norte-americana educação financeira fundo de ações fundos de investimentos ganhar dinheiro com ações ganhar dinheiro na bolsa home broker Ibovespa instituições financeiras investidor investidores investidores estrangeiros investimento de longo prazo investimento em ações investimento na bolsa de valores investimentos em ações investimentos na bolsa de valores investir em ações investir na bolsa investir na Bolsa de Valores investir no Mercado de Ações mercado acionário mercado de ações mercado de capitais mercado financeiro nasdaq novos investidores Oferta de ações da Petrobras o que é home broker pequeno investidor PETR4 preço das ações preços das ações queda das bolsas renda variável valorização das ações vender ações volatilidade do mercado Wall Street índice da bolsa de valores

%d blogueiros gostam disto: