Análise técnica ou Análise fundamentalista?

novembro 3, 2010 at 12:17 pm Deixe um comentário

Quais são os seus critérios para investir? Você se preocupa em acompanhar o cenário macroeconômico e os demonstrativos das empresas que lhe interessam? Ou se preocupa em encontrar padrões e tendências nos gráficos de seus ativos? A resposta para essas perguntas podem definir se você é um investidor fundamentalista ou gráfico.

Não se pode dizer que uma é melhor que a outra. Dependendo do seu perfil, uma delas se adequará melhor, mas uma coisa é certa: você não vai chegar a lugar nenhum se não procurar estudar uma das escolas para embasar suas decisões de investimento.

A premissa inicial da Análise Fundamentalista, é de que o valor justo para uma empresa está relacionado à sua capacidade de gerar lucros no futuro. Para compreender isso, o investidor precisa estar atento a uma série de fatores da própria empresa, além de cenários micro e macroeconômicos.

Já a Análise Técnica, desde o início do século XX, quando os jornalistas Charles Dow e Edward D. Jones publicavam um informativo financeiro que mais tarde viria a ser o The Wall Street Journal. Ao longo dos anos, Dow apresentou suas teorias sobre o comportamento do mercado em artigos no jornal. O conjunto desses textos seria posteriormente reunido, gerando o que pode ser considerado o início da análise técnica: a Teoria de Dow.

“A teoria sugere ser possível, através dos gráficos, identificar o momento de abrir e fechar uma posição. Em resumo, ‘padrões’ que se repetem ao longo da história sinalizam se há uma probabilidade maior de alta ou queda das cotações naquele momento”, explica o engenheiro civil, pós-graduado em finanças e autor do blog Trader sem Mistérios, André Motta. Nas palavras do próprio Dow, “o que aconteceu ontem pode determinar o que acontecerá hoje, e a configuração gráfica dos preços tende a se relacionar com a direção que eles tomarão no futuro”.

Meio confuso?

Saiba um pouco mais sobre analises participando das palestras gratuitas ou cursos de investimentos oferecidos pela EnsinaInvest, empresa especializada em investimentos em ações.

Anúncios

Entry filed under: Ações, análise fundamentalista, análise técnica, Curso Análise Gráfica de Ações, cursos de investimentos, educação financeira, investidores iniciantes, investimentos em ações, mercado financeiro, Recomendações. Tags: , , , , , , , .

Como e por que investir em ações? Últimas notícias da Bolsa de Valores desta quarta-feira

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Trackback this post  |  Subscribe to the comments via RSS Feed


Dados econômicos

IBOV
Gráfico IBOV
Dow Jones
Gráfico Dow Jones
Treasuries Americanos
titulos do tesouro americano
Óleo
Gráfico óleo
Petrobrás (Petr4)
Vale5
Grafico vale
ADR-Vale(RIO-p)
Grafico vale
Níquel intraday
nickel
Bolsa na Ásia
BOLSAS NA ÁSIA

analise fundamentalista analise grafica de açoes análise gráfica análise técnica análise técnica de ações aplicar em ações aplicar na bolsa aplicar na bolsa de valores aprenda a investir em açoes aprender a aplicar na bolsa de valores aprender a investir em ações açoes açoes da bolsa de valores açoes em alta ações da Petrobrás ações de empresas brasileiras ações na bolsa BM&F Bovespa bolsa de valores Bolsa de Valores de São Paulo Bovespa capitalização da Petrobras carteira de ações Comissão de Valores Mobiliários compra de ações compra e venda de açoes comprar ações comprar ações da petrobrás curso Análise Gráfica curso de investimentos em açoes curso gratis de açoes cursos de investimentos cursos de investimentos em ações Dow Jones economia americana economia norte-americana educação financeira fundo de ações fundos de investimentos ganhar dinheiro com ações ganhar dinheiro na bolsa home broker Ibovespa instituições financeiras investidor investidores investidores estrangeiros investimento de longo prazo investimento em ações investimento na bolsa de valores investimentos em ações investimentos na bolsa de valores investir em ações investir na bolsa investir na Bolsa de Valores investir no Mercado de Ações mercado acionário mercado de ações mercado de capitais mercado financeiro nasdaq novos investidores Oferta de ações da Petrobras o que é home broker pequeno investidor PETR4 preço das ações preços das ações queda das bolsas renda variável valorização das ações vender ações volatilidade do mercado Wall Street índice da bolsa de valores

%d blogueiros gostam disto: