Educação evita prejuízos com aplicação em ações

outubro 29, 2010 at 11:14 am Deixe um comentário

A linguagem do mercado financeiro, cheia de termos técnicos, também não ajuda na tarefa de deixar o mercado acionário mais acessível aos investidores. “Antes de comprar um papel, o investidor deve imprimir o balanço, olhar o fluxo de caixa da empresa, a receita, o lucro, entender como ela funciona”, afirma Ricardo Torres, professor de Finanças da Brazilian Business School (BBS). “A linguagem não ajuda, mas existem muitos glossários bons no mercado”.
Ele cita alguns tutoriais da bolsa, da Comissão de Valores Mobiliários (CVM) ou do Banco Central (BC) que explicam os termos técnicos. “Conhecimento é o melhor mecanismo de proteção na bolsa de valores”, diz Torres.
Algumas pessoas ainda acham que o comprar uma ação é o mesmo do que adquirir uma geladeira, compara Mauro Calil, professor do Centro de Estudos e Formação de Patrimônio Calil & Calil. “Se a ação não se valorizar, é porque está com defeito e daí procura-se o fabricante para devolver”, brinca.
Ele cita o caso de um aluno de direito que estava estudando o código de defesa do consumidor. Quando se compra um produto pela internet, se a pessoa não gostar, pode pedir o dinheiro de volta num prazo de sete dias, mas isso só vale para compras on-line. “Pois o estudante comprou uma ação pela internet e, depois de sete dias, ele quis o dinheiro de volta”, relata.
Na opinião de Calil, existe a ideia de que bolsa é igual loteria, em que a pessoa tira o bilhete premiado. “A verdade é que 98% dos que ganham dinheiro na bolsa não ganham de uma hora para outra”, diz. “É preciso ter visão de longo prazo, e isso significa um período acima de cinco anos”, afirma.
Um erro muito comum dos investidores é não estabelecer um objetivo. “Não espere o máximo que uma ação pode dar”, diz Calil. “Se você quer ganhar 25% no ano e, num único dia, o papel subiu 5%, venda porque você terá tempo de atingir o restante do seu objetivo”, diz. “Às vezes, é melhor deixar o dinheiro parado em busca de um momento de baixa para comprar.”
A BM&FBovespa levanta a bandeira da importância da educação financeira desde de 2002. A instituição oferece várias atividades e cursos, que vão desde planejamento financeiro ao funcionamento dos mercados de capitais e de derivativos. Mais de 1,7 milhão de pessoas já foram alvo de algum tipo de ação educativa oferecida pela bolsa desde o início do Programa de Educação Financeira até setembro deste ano.
A bolsa promove, por exemplo, visitas monitoradas à BM&FBovespa, palestras regionais, viagens com unidade móvel por todo Brasil, aulas gratuitas, concursos estudantis, parcerias com instituições de ensino, simuladores, portais interativos e programas de televisão.
Juntamente com as corretoras, a bolsa tem como meta atingir o número de 5 milhões de investidores em cinco anos. “Esse número de 5 milhões é plausível, mas acho difícil que se materialize em cinco anos, porque demanda uma mudança de cultura de investimentos muito grande do aplicador brasileiro”, avalia Ricardo Torres. “A bolsa ainda é percebida como algo de altíssimo risco ou um cassino, e não é verdade.”

Fonte: Valor Econômico

Anúncios

Entry filed under: Ações, cursos de investimentos, educação financeira, investidores iniciantes, Recomendações. Tags: , , , , , , , , , , , , , .

Entrevista com Eike Batista Usiminas desenvolverá tubos de aço para a exploração do pré-sal

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Trackback this post  |  Subscribe to the comments via RSS Feed


Dados econômicos

IBOV
Gráfico IBOV
Dow Jones
Gráfico Dow Jones
Treasuries Americanos
titulos do tesouro americano
Óleo
Gráfico óleo
Petrobrás (Petr4)
Vale5
Grafico vale
ADR-Vale(RIO-p)
Grafico vale
Níquel intraday
nickel
Bolsa na Ásia
BOLSAS NA ÁSIA

analise fundamentalista analise grafica de açoes análise gráfica análise técnica análise técnica de ações aplicar em ações aplicar na bolsa aplicar na bolsa de valores aprenda a investir em açoes aprender a aplicar na bolsa de valores aprender a investir em ações açoes açoes da bolsa de valores açoes em alta ações da Petrobrás ações de empresas brasileiras ações na bolsa BM&F Bovespa bolsa de valores Bolsa de Valores de São Paulo Bovespa capitalização da Petrobras carteira de ações Comissão de Valores Mobiliários compra de ações compra e venda de açoes comprar ações comprar ações da petrobrás curso Análise Gráfica curso de investimentos em açoes curso gratis de açoes cursos de investimentos cursos de investimentos em ações Dow Jones economia americana economia norte-americana educação financeira fundo de ações fundos de investimentos ganhar dinheiro com ações ganhar dinheiro na bolsa home broker Ibovespa instituições financeiras investidor investidores investidores estrangeiros investimento de longo prazo investimento em ações investimento na bolsa de valores investimentos em ações investimentos na bolsa de valores investir em ações investir na bolsa investir na Bolsa de Valores investir no Mercado de Ações mercado acionário mercado de ações mercado de capitais mercado financeiro nasdaq novos investidores Oferta de ações da Petrobras o que é home broker pequeno investidor PETR4 preço das ações preços das ações queda das bolsas renda variável valorização das ações vender ações volatilidade do mercado Wall Street índice da bolsa de valores

%d blogueiros gostam disto: