Analistas apontam ganhos para a bolsa em 2011

outubro 27, 2010 at 9:12 pm Deixe um comentário

Mercados internacionais em crise, inflação em queda e economia em ascensão criam um bom cenário para se ganhar dinheiro na bolsa de valores brasileira nos próximos meses

Por Flávia Gianini

Varrido o confete da festa da oferta de capitalização da Petrobras, o mercado de ações brasileiro deve seguir em lento crescimento até o final do ano, mas aponta com boas perspectivas para 2011.

Para a Ágora Corretora, o principal índice de ações da bolsa de valores, o Ibovespa, pode alcançar os 86 mil pontos no próximo ano, o que indica um potencial de valorização em torno de 21%. Sendo que, no acumulado de 2010, até 5 de outubro, o índice teve variação de 3,93%.

Em relatório, o Bank of America Merrill Lynch também traçou projeções otimistas para investimentos na bolsa brasileira. O banco projeta 81.000 pontos para o Ibovespa em 12 meses – um potencial de valorização de 14% — baseado na redução do nível global de taxas de juros reais, alimentando a procura por rendimentos em mercados de crescimento sustentável.

Tanto o banco quanto a corretora apostam em uma forte procura dos estrangeiros, especialmente os europeus, por ativos brasileiros para fazer suas projeções. A pujança do mercado nacional, especialmente os setores ligados à infraestrutura, é o que impulsiona esse otimismo.

Para Marco Antonio Melo, chefe de análise e pesquisa da Ágora Corretora, o cerne da questão para o cenário de 2011 continua a ser a enorme capacidade de crescimento dos lucros corporativos, associados à uma corrente de elevada governança, liquidez e maior transparência, explica. A análise da corretora destaca que o Brasil ocupa a segunda posição entre os emergentes com as melhores margens Ebitda (a margem operacional), além de empresas com pagamento elevado de dividendos e uma relativa baixa alavancagem. Tal situação, segundo Melo, permite margem de manobra favorável no caso de cenário de aumento no custo de capital internacional.

Os riscos para o próximo ano não devem ser tão diferentes quando comparados aos que têm afetado os mercados este ano. Entre os fatores mais citados pelos analistas estão a desequilíbrio fiscal da Europa, a fraqueza da economia americana, a deterioração das contas externas brasileiras e o desequilíbrio monetário causado pela desvalorização do dólar. “Não acreditamos, a princípio, que estes fatores de risco, associados ou não, possam manchar o prêmio previsto de renda variável versus a renda fixa em 2011”, afirma Melo.

Setores promissores
Entre os setores mais promissores, a aposta unânime dos analistas é o segmento de mineração. O Bank of America Merrill Lynch reclassificou o setor como acima da média do mercado no seu portfólio de investimentos no Brasil. Para a corretora Santander, além dos setores ligados a commodities, os segmentos ligados a infraestrutura também se destacam. “Construção está bem, mas deve se desenvolver muito ainda. Telecomunicações é um setor barato que tem tudo para se valorizar acima da média, se as empresas resolverem as questões de governança. E o setor bancário deve continuar em ascensão”, analisa Hugo Azevedo, superintendente de estratégia de varejo e private bank da Corretora Santander.

Fonte: ISTOÉ Dinheiro

Anúncios

Entry filed under: bolsa de valores, investimentos em ações, mercado de ações, Situação do mercado. Tags: , , , , , , , , , , , , , .

A melhor hora para vender uma ação Como investir na bolsa de valores para ganhar

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Trackback this post  |  Subscribe to the comments via RSS Feed


Dados econômicos

IBOV
Gráfico IBOV
Dow Jones
Gráfico Dow Jones
Treasuries Americanos
titulos do tesouro americano
Óleo
Gráfico óleo
Petrobrás (Petr4)
Vale5
Grafico vale
ADR-Vale(RIO-p)
Grafico vale
Níquel intraday
nickel
Bolsa na Ásia
BOLSAS NA ÁSIA

analise fundamentalista analise grafica de açoes análise gráfica análise técnica análise técnica de ações aplicar em ações aplicar na bolsa aplicar na bolsa de valores aprenda a investir em açoes aprender a aplicar na bolsa de valores aprender a investir em ações açoes açoes da bolsa de valores açoes em alta ações da Petrobrás ações de empresas brasileiras ações na bolsa BM&F Bovespa bolsa de valores Bolsa de Valores de São Paulo Bovespa capitalização da Petrobras carteira de ações Comissão de Valores Mobiliários compra de ações compra e venda de açoes comprar ações comprar ações da petrobrás curso Análise Gráfica curso de investimentos em açoes curso gratis de açoes cursos de investimentos cursos de investimentos em ações Dow Jones economia americana economia norte-americana educação financeira fundo de ações fundos de investimentos ganhar dinheiro com ações ganhar dinheiro na bolsa home broker Ibovespa instituições financeiras investidor investidores investidores estrangeiros investimento de longo prazo investimento em ações investimento na bolsa de valores investimentos em ações investimentos na bolsa de valores investir em ações investir na bolsa investir na Bolsa de Valores investir no Mercado de Ações mercado acionário mercado de ações mercado de capitais mercado financeiro nasdaq novos investidores Oferta de ações da Petrobras o que é home broker pequeno investidor PETR4 preço das ações preços das ações queda das bolsas renda variável valorização das ações vender ações volatilidade do mercado Wall Street índice da bolsa de valores

%d blogueiros gostam disto: