A vez do mercado de ações

outubro 14, 2010 at 11:00 am Deixe um comentário

O mercado de capitais brasileiro vive um momento importante, principalmente depois do anúncio da oferta de ações da Petrobras, que superou R$ 120 bilhões e, com isso, tornou-se a maior operação de lançamento desses papéis da história em todo o mundo.


Um dos efeitos imediatos dessa operação foi tornar a BM&F Bovespa a segunda maior Bolsa do mundo em valor do mercado, com R$ 30,4 bilhões – o que significa 25% mais que a soma das Bolsas de Londres, Nova York (Nyse) e Nasdaq (também de Nova York, mais voltada a ações da área de tecnologia).

É um feito e tanto, ainda mais quando se recorda que a Bolsa brasileira conseguiu essa disparada em poucos anos. Agora, ela só está atrás da Bolsa de Hong Kong em valor de mercado e tem perspectivas de continuar crescendo.

Além disso, o lançamento de ações da Petrobras trouxe milhares de investidores individuais para o mercado, que ainda não está entre os preferidos pelos brasileiros. Ao contrário do que acontece nos Estados Unidos, por exemplo, o brasileiro acostumou-se a escolher alternativas de menor risco para aplicar seu dinheiro, mesmo com as menores taxas de retorno que esses investimentos oferecem. Agora, essa situação começa a mudar.

Esse quadro é extremamente favorável para as empresas brasileiras. As companhias que lançam ações na Bolsa captam recursos para seus investimentos a um custo muito mais baixo que o de outras opções, como os empréstimos bancários. Além disso, possibilitam uma socialização de seu capital, já que investir em ações significa também “comprar” uma pequena parte da empresa.

É evidente que ainda existe um longo caminho a percorrer até o mercado de ações ganhar a importância que já deveria ter no País. Cabe ao governo, por exemplo, reduzir a taxação que incide sobre essas operações, principalmente em benefício dos pequenos investidores que planejam entrar ou se manter na Bolsa.

Também a Comissão de Valores Mobiliários (CVM), responsável pela fiscalização do mercado, precisa manter sua vigilância para evitar manipulações e iniciativas lesivas aos investidores.

Mesmo com essas ressalvas, o mercado tem acumulado boas notícias. E a tendência é de que ele fique cada vez mais forte e competitivo.

Fonte: DCI

Anúncios

Entry filed under: Ações, aprender a investir em ações, Últimas, cursos de investimentos, Dicas, mercado de ações, Notícias da Bolsa de Valores, Situação do mercado. Tags: , , , , , , , , , , , , , , .

Bolsas da Europa e Bovespa abrem pregão em alta Curso online Análise Gráfica de Ações grátis e com desconto de 50%

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Trackback this post  |  Subscribe to the comments via RSS Feed


Dados econômicos

IBOV
Gráfico IBOV
Dow Jones
Gráfico Dow Jones
Treasuries Americanos
titulos do tesouro americano
Óleo
Gráfico óleo
Petrobrás (Petr4)
Vale5
Grafico vale
ADR-Vale(RIO-p)
Grafico vale
Níquel intraday
nickel
Bolsa na Ásia
BOLSAS NA ÁSIA

analise fundamentalista analise grafica de açoes análise gráfica análise técnica análise técnica de ações aplicar em ações aplicar na bolsa aplicar na bolsa de valores aprenda a investir em açoes aprender a aplicar na bolsa de valores aprender a investir em ações açoes açoes da bolsa de valores açoes em alta ações da Petrobrás ações de empresas brasileiras ações na bolsa BM&F Bovespa bolsa de valores Bolsa de Valores de São Paulo Bovespa capitalização da Petrobras carteira de ações Comissão de Valores Mobiliários compra de ações compra e venda de açoes comprar ações comprar ações da petrobrás curso Análise Gráfica curso de investimentos em açoes curso gratis de açoes cursos de investimentos cursos de investimentos em ações Dow Jones economia americana economia norte-americana educação financeira fundo de ações fundos de investimentos ganhar dinheiro com ações ganhar dinheiro na bolsa home broker Ibovespa instituições financeiras investidor investidores investidores estrangeiros investimento de longo prazo investimento em ações investimento na bolsa de valores investimentos em ações investimentos na bolsa de valores investir em ações investir na bolsa investir na Bolsa de Valores investir no Mercado de Ações mercado acionário mercado de ações mercado de capitais mercado financeiro nasdaq novos investidores Oferta de ações da Petrobras o que é home broker pequeno investidor PETR4 preço das ações preços das ações queda das bolsas renda variável valorização das ações vender ações volatilidade do mercado Wall Street índice da bolsa de valores

%d blogueiros gostam disto: