Cinco conselhos para investidores otimistas

setembro 16, 2010 at 6:14 pm Deixe um comentário

Quem tem atitudes positivas demais tende a não enxergar a realidade e acabar arriscando demais seu patrimônio. Veja dicas importantes para investidores:

Muitas pesquisas afirmam que as pessoas otimistas não são apenas as mais divertidas em festas e encontros sociais. Quanto mais positivo for o pensamento de uma pessoa, dizem estudiosos, mais chance ela terá de se tornar rica e melhor será sua qualidade de sua vida.

Um estudo acompanhou a evolução financeira de estudantes de direito de uma universidade dos Estados Unidos ao longo da carreira. A conclusão foi que o grupo de pessoas consideradas otimistas por natureza ganhava até US$ 32.000 a mais por ano que seus colegas.

“Existe alguma coisa nos otimistas que os tornam melhores funcionários”, aponta a professora de psicologia da Universidade do Kentucky, Suzanne Segerstrom. Segundo ela, uma pessoa que vê o copo meio cheio tende a ser mais persistente na resolução de problemas.

No entanto, é bom ficar esperto para não ser otimista demais, principalmente quando o assunto é a vida financeira. O site Moneywatch.com listou algumas dicas para que os otimistas não extrapolem na hora de assumir riscos.

1 – Evite situações “boas demais para ser verdade”
Pessoas otimistas devem atentar para a síndrome do “quase ganhei”, alerta Suzanne. Não é porque uma ação subiu nas alturas antes de uma queda brusca que outras terão o mesmo comportamento. Otimistas são mais propensos a aderir a teorias simplistas ou a acreditarem em esquemas de enriquecimento rápido. Ao analisar um investimento, o ideal é que se considere o comportamento dos papéis em situações extremas, tanto boas quando ruins.

2 – Comece a economizar já!
Dan Ariely, professor de finanças da Universidade de Duke, nos Estados Unidos, explica que pessoas positivas têm certeza absoluta que irão chegar à velhice com reservas financeiras suficientes para se sustentar. Por esse motivo, demoram mais para pensar em planos de aposentadoria. “Otimistas sempre ficam chocados quando os informo de que não economizaram o suficiente para se aposentarem”, lamenta o planejador financeiro Allan Roth.

3 – Cuidado com as expectativas
Os otimistas devem tomar muito cuidado ao investirem seu dinheiro, principalmente se forem colocar suas economias em apenas um investimento. Esse tipo de pessoa costuma pensar que algo alcançará um retorno tão positivo quanto suas expectativas, explica Roth. Mas a história das finanças está cheia de investimentos “imperdíveis” que destruíram carteiras de ações.

4 – Sinta prazer ao fechar bons negócios
Enquanto os pessimistas valorizam o final feliz de um bom negócio, os otimistas preferem pensar no que poderão fazer com o dinheiro ganho. Mas Roth lembra que também é importante economizar. “Sempre que alguém economiza um real, ganha um real. Já quando tem um lucro de um real, ganha menos porque terá de pagar impostos ao governo.” A lição que o otimista tem que aprender, portanto, é que a procura por um bom negócio pode ser tão divertida quanto o prazer que será gerado pelo lucro.

5 – Não confie sempre nos bons momentos
Aqueles dias de positividade exacerbada, quando seu chefe lhe dá um aumento ou seus filhos entram na universidade, não são os melhores momentos para realizar transações financeiras. “É importante reconhecer os ciclos de positividade e negatividade”, aconselha Mosh Milevsky, professor de finanças na Universidade de York. O melhor a fazer é tomar decisões em dias de humor neutro.

Anúncios

Entry filed under: aprender a investir em ações, Dicas. Tags: , , , , , .

Notícias da Bolsa de Valores em 16.09.2010 Método e controle de risco são os fatores de sucesso para investir em ações

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Trackback this post  |  Subscribe to the comments via RSS Feed


Dados econômicos

IBOV
Gráfico IBOV
Dow Jones
Gráfico Dow Jones
Treasuries Americanos
titulos do tesouro americano
Óleo
Gráfico óleo
Petrobrás (Petr4)
Vale5
Grafico vale
ADR-Vale(RIO-p)
Grafico vale
Níquel intraday
nickel
Bolsa na Ásia
BOLSAS NA ÁSIA

analise fundamentalista analise grafica de açoes análise gráfica análise técnica análise técnica de ações aplicar em ações aplicar na bolsa aplicar na bolsa de valores aprenda a investir em açoes aprender a aplicar na bolsa de valores aprender a investir em ações açoes açoes da bolsa de valores açoes em alta ações da Petrobrás ações de empresas brasileiras ações na bolsa BM&F Bovespa bolsa de valores Bolsa de Valores de São Paulo Bovespa capitalização da Petrobras carteira de ações Comissão de Valores Mobiliários compra de ações compra e venda de açoes comprar ações comprar ações da petrobrás curso Análise Gráfica curso de investimentos em açoes curso gratis de açoes cursos de investimentos cursos de investimentos em ações Dow Jones economia americana economia norte-americana educação financeira fundo de ações fundos de investimentos ganhar dinheiro com ações ganhar dinheiro na bolsa home broker Ibovespa instituições financeiras investidor investidores investidores estrangeiros investimento de longo prazo investimento em ações investimento na bolsa de valores investimentos em ações investimentos na bolsa de valores investir em ações investir na bolsa investir na Bolsa de Valores investir no Mercado de Ações mercado acionário mercado de ações mercado de capitais mercado financeiro nasdaq novos investidores Oferta de ações da Petrobras o que é home broker pequeno investidor PETR4 preço das ações preços das ações queda das bolsas renda variável valorização das ações vender ações volatilidade do mercado Wall Street índice da bolsa de valores

%d blogueiros gostam disto: