Incertezas na Petrobras entravam recuperação da Bolsa de Valores

agosto 26, 2010 at 4:45 pm Deixe um comentário

A Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa) havia terminado o mês de julho no topo, com alta de 10,8% no período. Especialistas dizem que a curva de alta, semelhante à registrada na Dow Jones (7,8% no mês), demonstra que a expectativa sobre o desempenho da economia mundial já estava mais otimista, fato que diminuiu a aversão ao risco dos investidores.

A recuperação em julho, no entanto, ainda não foi suficiente para reaver as perdas acumuladas desde o início de 2010. Levando em conta o período de janeiro a julho, a Bovespa ainda amarga queda de 1,56%.

Os resultados da Bovespa até julho só não foram melhores porque ainda havia uma expectativa quanto à capitalização da Petrobrás, que tem sido uma força contra a alta da bolsa.

A expectativa no início de agosto era de um cenário otimista para a Bovespa como um todo de agora em diante.

Mas poucos dias depois, as previsões não se confirmavam e o mercado acionário brasileiro fechava o pregão na terça-feira 03/08 em baixa, interrompendo uma sequência de 11 altas consecutivas. A Bolsa de Valores de São Paulo seguia o movimento do mercado americano, em um dia marcado por indicadores econômicos e balanços corporativos piores que o projetado.

Na semana que passou, apesar da instabilidade e da continuidade do debate sobre a possibilidade de uma nova recessão em decorrência de sinais de fragilidade econômica dos Estados Unidos, a Bovespa conquistou ganho na semana e garantiu valorização de 0,62%. No mês, no entanto, ainda havia um recuo de 1,24%.

Além da cena externa, o mercado local também lidou com uma nova rodada de incertezas sobre a capitalização da Petrobras. Foi colocada em dúvida a possibilidade de a oferta de ações acontecer em setembro em função da falta de consenso sobre o preço do barril de petróleo a ser considerado na cessão onerosa. A semana também contou com o vencimento de opções sobre ações e do Ibovespa futuro.

Os investidores têm acompanhado bastante os indicadores de curto prazo e o grau de aversão a risco subiu um pouco. Na semana, tivemos indicadores americanos controversos e as notícias da Petrobras também afetaram o humor do mercado”, pontuou o analista financeiro do Paraná Banco Asset Management, Marcus Tsukuda.
Acordo de capitalização da Petrobras sai a partir de 2a, diz ANP
O preço final do barril do petróleo que será usado na capitalização da Petrobras será definido apenas após a certificadora contratada pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) entregar o relatório final no dia 30, disse à Reuters o diretor-geral da ANP, Haroldo Lima.

Após passar toda a quarta-feira em Brasília assistindo com ministros e o presidente da Petrobras, José Sergio Gabrielli, a apresentação das certificadoras contratadas para avaliação de reservas da bacia de Santos, que serão utilizadas na operação, Lima informou que as negociações “caminham para convergência” e que na opinião dele o preço deveria ficar “acima de 8 dólares o barril”.

Se Lula bater o martelo em 8 dólares o barril, a parte do governo, que detém 32 por cento do capital da estatal, corresponderia a 40 bilhões de dólares no aumento de capital da Petrobras.

Ontem, no início da noite, as ações da estatal dispararam na Bovespa, na expectativa que a reunião entre governo e estatal tivessse detalhes anunciados em breve. Após fechamento em queda de 0,23%, as ações subiram para 1,76% no after, movimentando 23,1 milhões de reais, mais que o triplo do after market da véspera.

Anúncios

Entry filed under: bolsa de valores, ibovespa, Notícias da Bolsa de Valores, Situação do mercado. Tags: , , , , , , , .

Na segunda-feira houve debandada de investimentos estrangeiros Guia On line do Mercado de Ações

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Trackback this post  |  Subscribe to the comments via RSS Feed


Dados econômicos

IBOV
Gráfico IBOV
Dow Jones
Gráfico Dow Jones
Treasuries Americanos
titulos do tesouro americano
Óleo
Gráfico óleo
Petrobrás (Petr4)
Vale5
Grafico vale
ADR-Vale(RIO-p)
Grafico vale
Níquel intraday
nickel
Bolsa na Ásia
BOLSAS NA ÁSIA

analise fundamentalista analise grafica de açoes análise gráfica análise técnica análise técnica de ações aplicar em ações aplicar na bolsa aplicar na bolsa de valores aprenda a investir em açoes aprender a aplicar na bolsa de valores aprender a investir em ações açoes açoes da bolsa de valores açoes em alta ações da Petrobrás ações de empresas brasileiras ações na bolsa BM&F Bovespa bolsa de valores Bolsa de Valores de São Paulo Bovespa capitalização da Petrobras carteira de ações Comissão de Valores Mobiliários compra de ações compra e venda de açoes comprar ações comprar ações da petrobrás curso Análise Gráfica curso de investimentos em açoes curso gratis de açoes cursos de investimentos cursos de investimentos em ações Dow Jones economia americana economia norte-americana educação financeira fundo de ações fundos de investimentos ganhar dinheiro com ações ganhar dinheiro na bolsa home broker Ibovespa instituições financeiras investidor investidores investidores estrangeiros investimento de longo prazo investimento em ações investimento na bolsa de valores investimentos em ações investimentos na bolsa de valores investir em ações investir na bolsa investir na Bolsa de Valores investir no Mercado de Ações mercado acionário mercado de ações mercado de capitais mercado financeiro nasdaq novos investidores Oferta de ações da Petrobras o que é home broker pequeno investidor PETR4 preço das ações preços das ações queda das bolsas renda variável valorização das ações vender ações volatilidade do mercado Wall Street índice da bolsa de valores

%d blogueiros gostam disto: