10 regras de ouro do analista técnico da bolsa de valores

agosto 13, 2010 at 7:35 pm Deixe um comentário

Estas 10 regras de ouro do analista técnico da bolsa de valores que encontrei no site português Portal de Bolsa poderiam cada uma render artigos independentes. Mas para não perder o seu poder de síntese, analiso-as brevemente dentro, é claro, da pequena experiência proporcionada por meu curto período como investidor.
1. Esqueça as notícias e lembre-se sempre dos gráficos.
Quando uma notícia foi parar nos jornais, lembre-se de que a fonte dos jornalistas, mesmo dos jornalistas realmente importantes, são os grandes investidores, gente com informações privilegiadas. Logo, esses caras já fizeram a notícia que você leu no jornal ou nos fóruns irem para o gráfico há muito tempo.
2. Compre no suporte, venda na resistência.
No suporte, há uma grande possibilidade de os preços voltarem a subir. Na resistência, de voltarem a cair. Claro que nem sempre isso vai se confirmar, mas com o uso de outros indicadores você pode reduzir perdas e aumentar lucros usando essa regra tão simples.
Entenda mais sobre suportes e resistências.
3. Venda sempre que uma empresa bate pela segunda vez num máximo ou sempre que a empresa bate pela segunda vez no mínimo.
Sempre que um preço bate e volta duas vezes em um mesmo ponto isso constituiu um suporte ou uma resistência. E voltamos então para a regra número 2.
4. A tendência é sempre amiga.
O senso comum diz: compre na baixa e venda na alta.
Errado.
Você vai ter melhores resultados se pensar assim: em tendência de alta, opere na compra; em tendência de baixa, opere na venda.
5. Os topos demoram menos tempo a formar que os fundos, já que ganância age mais depressa do que o medo.
A frase sintetiza o modo como o mercado é movido por fatores psicológicos. Se, por um lado os ansiosos podem vir a comprar loucamente em um momento em que se pode realizar grandes lucros, vão demorar mais a acreditar que problemas começaram a surgir.
6. A cotação tem memória. Lembre-se sempre da última vez que a empresa atingiu essa cotação pois é provável que a cotação volte a ter o mesmo comportamento.
A memória é importante em diversos aspectos na bolsa de valores. Sobretudo na formação de topos e fundos. Lembre-se que a memória coletiva – caso da bolsa – é mais forte que a memória individual.
7. A tendência acaba sempre por testar a resistência ou o suporte.
Isso é inevitável. Em algum momento, a tendência terá de enfrentar um patamar em que foi difícil continuar comprando ou continuar vendendo. Mas se esse patamar é superado, a tendência se confirma e vai buscar novos patamares de suporte ou resistência.
8. Os bulls vivem acima da média móvel de 200 dias. Os bears vivem abaixo.
Confesso que esta eu não consegui decifrar, mas prometo voltar aqui se alguém fizer a gentileza de me esclarecer ou assim que eu aprender o significado dessa regra. No entanto, adianto que os bulls são os grandes operadores que operam na compra – durante a alta – e os bears os grandes operadores que operam na venda – durante as quedas.
9. A inversão de uma tendência nunca acontece de repente.
Isso é bacana. Significa que sempre haverá sinais de que é o momento de começar a operar na venda ou na compra antes de que esses momentos se concretizem. Você deve aprender a análise técnica e acompanhar os gráficos diariamente para aprender mais e mais e antecipar esses momentos.
10. Não vá à procura do momento sem que saiba qual é a porta de saída.
Meu avô sempre dizia: nunca entre em nenhum lugar sem saber a hora de sair e por onde vai sair.
O mesmo vale para as ações na bolsa. E essa regra cresce em valor tanto mais em curto prazo você opere.
Você precisa saber o momento certo de realizar um lucro, para não ser traído pela ganância, ou – quando o preço de uma posição comprada estiver em queda – cair fora, para não ser destruído por falsas esperanças.
Um mecanismo que pode ajudar você nesse item são os stops.
E aí? Quer investir?
Lembre de se preparar para o mercado de ações. Reserve sua vaga na Palestra Gratuita – Introdução à Análise Técnica e conheça o curso Análise Técnica Avançada do site EnsinaInvest.
Fonte: Iniciante na Bolsa
Anúncios

Entry filed under: análise técnica, investidores. Tags: , , , , , , , , .

Qualquer pessoa pode investir em ações, basta se cadastrar numa corretora e começar a operar. Será só isso mesmo? Bovespa sobe 0,55%, com disparada de mais de 5% em ações da OGX

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Trackback this post  |  Subscribe to the comments via RSS Feed


Dados econômicos

IBOV
Gráfico IBOV
Dow Jones
Gráfico Dow Jones
Treasuries Americanos
titulos do tesouro americano
Óleo
Gráfico óleo
Petrobrás (Petr4)
Vale5
Grafico vale
ADR-Vale(RIO-p)
Grafico vale
Níquel intraday
nickel
Bolsa na Ásia
BOLSAS NA ÁSIA

analise fundamentalista analise grafica de açoes análise gráfica análise técnica análise técnica de ações aplicar em ações aplicar na bolsa aplicar na bolsa de valores aprenda a investir em açoes aprender a aplicar na bolsa de valores aprender a investir em ações açoes açoes da bolsa de valores açoes em alta ações da Petrobrás ações de empresas brasileiras ações na bolsa BM&F Bovespa bolsa de valores Bolsa de Valores de São Paulo Bovespa capitalização da Petrobras carteira de ações Comissão de Valores Mobiliários compra de ações compra e venda de açoes comprar ações comprar ações da petrobrás curso Análise Gráfica curso de investimentos em açoes curso gratis de açoes cursos de investimentos cursos de investimentos em ações Dow Jones economia americana economia norte-americana educação financeira fundo de ações fundos de investimentos ganhar dinheiro com ações ganhar dinheiro na bolsa home broker Ibovespa instituições financeiras investidor investidores investidores estrangeiros investimento de longo prazo investimento em ações investimento na bolsa de valores investimentos em ações investimentos na bolsa de valores investir em ações investir na bolsa investir na Bolsa de Valores investir no Mercado de Ações mercado acionário mercado de ações mercado de capitais mercado financeiro nasdaq novos investidores Oferta de ações da Petrobras o que é home broker pequeno investidor PETR4 preço das ações preços das ações queda das bolsas renda variável valorização das ações vender ações volatilidade do mercado Wall Street índice da bolsa de valores

%d blogueiros gostam disto: