10 dicas de educação financeira para jovens no mercado

julho 27, 2010 at 6:56 pm 1 comentário

Nos eventuais dias de hoje, em que vivemos num “mar” de impostos e onde a inflação não para de crescer, é de fundamental importância ter uma consciência financeira, principalmente os jovens que estão adentrando no mercado de trabalho. Abaixo, baseado na lista elaborada pela professora Mary Morrison, da Univesidade de Stanford, damos 10 dicas que toda pessoa deve saber sobre dinheiro:

1- Não escolha algum emprego baseado no salário: primeiro, um salário X em São Paulo, não é a mesma quantia em uma cidade do interior por exemplo. Isso devido a vários fatores, como qualidade de vida, bem estar, entre outros. Você deve avaliar como se realizaria profissionalmente e qual sua perspectiva de crescimento na empresa.

2 – Saiba quanto terá que desembolsar para começar a vida: ao conseguir o primeiro emprego, ou ter que mudar de cidade para um novo trabalho, você terá gastos. Seja com o aluguel de um novo apartamento, serviços de transporte, alimentação, dentre outras despesas fundamentais, você deve se lembrar que levará no mínimo quatro semanas para colocar as mãos no primeiro salário, portanto, esteja preparado.

3 – Conheça o seu salário líquido: ele não é tão alto quanto pensa: saiba quanto do seu salário é descontado do imposto de renda. Saiba seus limites e gastos reais. Salário e dinheiro, definitivamente, não são a mesma coisa!

4 – Seja realista com suas despesas: você não está mais na faculdade, tem um emprego e procura a independência financeira de seus pais, portanto, seja realista e calcule todos os seus gastos e veja o que realmente o dinheiro pode comprar.

5 - Entenda o fluxo de caixa: além de saber quanto você vai receber, também é importante saber quando e conciliar com as datas de suas contas a pagar.

6- Mantenha uma reserva de caixa: imprevistos acontecem e vão acontecer. Esteja preparado, emocional e financeiramente.

7 – Nunca use o cartão de crédito, apenas o de débito: faça disso uma lei!

8 – Sempre firme um contrato: se proteja, nunca confie em acordos firmados informalmente. Eventualmente alguém pode lhe passar a perna.

9 – Nunca é cedo para pensar na aposentadoria: mesmo sua contribuição sendo modesta no início, ela fará uma grande diferença lá na frente, podendo te ajudar em uma eventual necessidade mais tarde.

10 – Não tenha medo de investir: investir em poupança é um investimento de risco, pois você está apostando que não haverá inflação. Tenha outras aplicações, diversifique sua carteira de investimentos.

Vinicius Baccili

About these ads

Entry filed under: educação financeira. Tags: , .

Com cortes nos juros, banco vê perspectiva positiva para ações da América Latina Oscilação das Bolsas Européias

1 Comentário Add your own

  • 1. Felipe Schuh  |  dezembro 11, 2010 às 10:44 pm

    Tenho 15 anos e venho aqui para fazer uma correção: a dica 10 está ERRADA. Warren Buffett o maior investidor da historia afirma que não se deve diversificar segundo ele diversificar é para os BURROS :D

    Responder

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Trackback this post  |  Subscribe to the comments via RSS Feed


Dados econômicos

IBOV
Gráfico IBOV
Dow Jones
Gráfico Dow Jones
Treasuries Americanos
titulos do tesouro americano
Óleo
Gráfico óleo
Petrobrás (Petr4)
Vale5
Grafico vale
ADR-Vale(RIO-p)
Grafico vale
Níquel intraday
nickel
Bolsa na Ásia
BOLSAS NA ÁSIA

analise fundamentalista analise grafica de açoes análise gráfica análise técnica análise técnica de ações aplicar em ações aplicar na bolsa aplicar na bolsa de valores aprenda a investir em açoes aprender a aplicar na bolsa de valores aprender a investir em ações açoes açoes da bolsa de valores açoes em alta ações da Petrobrás ações de empresas brasileiras ações na bolsa BM&F Bovespa bolsa de valores Bolsa de Valores de São Paulo Bovespa capitalização da Petrobras carteira de ações Comissão de Valores Mobiliários compra de ações compra e venda de açoes comprar ações comprar ações da petrobrás curso Análise Gráfica curso de investimentos em açoes curso gratis de açoes cursos de investimentos cursos de investimentos em ações Dow Jones economia americana economia norte-americana educação financeira fundo de ações fundos de investimentos ganhar dinheiro com ações ganhar dinheiro na bolsa home broker Ibovespa instituições financeiras investidor investidores investidores estrangeiros investimento de longo prazo investimento em ações investimento na bolsa de valores investimentos em ações investimentos na bolsa de valores investir em ações investir na bolsa investir na Bolsa de Valores investir no Mercado de Ações mercado acionário mercado de ações mercado de capitais mercado financeiro nasdaq novos investidores Oferta de ações da Petrobras o que é home broker pequeno investidor PETR4 preço das ações preços das ações queda das bolsas renda variável valorização das ações vender ações volatilidade do mercado Wall Street índice da bolsa de valores

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

%d blogueiros gostam disto: