Um Método para Investir em ações utilizando Análise Técnica

setembro 30, 2008 at 5:40 pm Deixe um comentário

Curso de investimentos em ações ensina como fazer a análise técnica de ações para escolher o melhor investimento no mercado de ações

O analista técnico, Eduardo Matsura, da Corretora Souza Barros, explica que a escolha de um investimento deve levar em conta a expectativa de ganho, mas também a possibilidade de perda. O investidor deve avaliar sempre, o retorno e o risco de cada operação.

Na Bolsa de Valores, as oportunidades de ganho são muito atrativas, mas é fundamental adotar uma estratégia que ajude a escolher, no “timing” mais adequado, as ações com a melhor relação retorno/risco.

A Análise Técnica fornece vários instrumentos para a definição de um método que identifique a cada dia, as melhores opções para a compra e venda de ações. A seguir, descrevo de forma breve e objetiva, um método para investir em uma carteira de ações.

Ao analisar o gráfico diário, verifique qual é a tendência principal: de alta ou baixa. Pode-se determinar a tendência através de retas unindo fundos ascendentes (alta) ou topos descendentes (baixa), veja o gráfico ilustrativo. Como regra geral, é melhor se posicionar sempre a favor da tendência principal: operações de compra durante uma tendência de alta e de venda na tendência de baixa.
Toda tendência, seja de alta ou baixa, segue a direção principal com avanços e recuos (“ziguezague”) e eventualmente reverte completamente de direção. O comportamento do gráfico é constantemente influenciado pelas forças vendedora (que faz o preço cair) e compradora (que faz o preço subir), ou seja, pela lei da oferta e da demanda. Na Análise Técnica, denominamos como Suporte, o nível de preço onde prevalece a força compradora; neste nível o preço tem uma probabilidade maior de não cair mais, e a tendência é subir ou “andar de lado”. Resistência é o nível de preço onde prevalece a força vendedora; neste nível o preço tende a cair ou “andar de lado”.

Uma estratégia simples e eficaz é comprar no suporte e vender na resistência; funciona bem com o mercado de lado ou mercado em alta. No mercado em baixa, comprar no suporte significa ir contra a tendência principal; o risco é maior. Na tendência de baixa é melhor vender (a descoberto) na resistência e comprar no suporte; são operações mais complexas como alugar e vender ações ou vender contrato futuro do Ibovespa.

Suporte e Resistência são prováveis pontos de reversão de tendência (temporária ou definitiva), e podem ser melhor determinados através da análise do gráfico de preços no formato “candlesticK”. Padrões como “martelo” ou “envolvente de alta” sinalizam reversão e normalmente ocorrem nos níveis de suporte; padrões candlestick de reversão da alta, normalmente definem níveis de resistência. Outro indicador importante que muitas vezes antecipa a reversão da direção do preço é o Volume, que deve ser utilizado para a confirmação dos padrões candlestick.

Os diversos instrumentos da Análise Técnica (Tendência, Suporte e Resistência, figuras Candlestick e Volume) devem ser utilizados de forma sinérgica e sistemática, constituindo um método para identificar pontos de entrada e saída do mercado.

Apesar do foco de análise ser o gráfico diário, é importante analisar o gráfico semanal, pois o padrão candle semanal pode indicar um viés de alta ou baixa para as próximas semanas; se houver convergência do semanal com o diário, o viés do diário fica mais forte.

Também é útil analisar o gráfico intradiário (60 minutos), que revela níveis de suporte e resistência não detectados pelo gráfico diário, e define com maior precisão o momento de entrada e saída do mercado.

Definida a estratégia, deve-se pesquisar e avaliar o universo de ações com um mínimo de liquidez (por exemplo, ações que pertencem à carteira teórica do Ibovespa) e selecionar aquelas com a melhor relação retorno/risco; o ideal é obter uma relação retorno/risco igual ou maior que 2. Na Análise Técnica o método mais utilizado para a determinação do retorno (em relação ao preço de compra) é o preço no nível da próxima resistência, e o risco ou stoploss é definido pelo preço no nível do próximo suporte.

Finalmente é importante diversificar a sua carteira de ativos; uma sugestão é montar uma carteira com cinco ativos não correlacionados, como por exemplo, ações de distintos setores da atividade econômica.

O método apresentado é conceitualmente simples, mas o sucesso na sua implementação vai depender do conhecimento dos fundamentos da Análise Técnica, e também da disciplina e auto-confiança necessárias para seguir o método de forma sistemática, apesar das eventuais perdas, inerentes a qualquer estratégia.

Fonte:

Anúncios

Entry filed under: Dicas. Tags: , , , , , .

Como escolher suas ações e fazer o melhor investimento Conhecimento é base para ter sucesso ao investir em ações

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Trackback this post  |  Subscribe to the comments via RSS Feed


Dados econômicos

IBOV
Gráfico IBOV
Dow Jones
Gráfico Dow Jones
Treasuries Americanos
titulos do tesouro americano
Óleo
Gráfico óleo
Petrobrás (Petr4)
Vale5
Grafico vale
ADR-Vale(RIO-p)
Grafico vale
Níquel intraday
nickel
Bolsa na Ásia
BOLSAS NA ÁSIA

analise fundamentalista analise grafica de açoes análise gráfica análise técnica análise técnica de ações aplicar em ações aplicar na bolsa aplicar na bolsa de valores aprenda a investir em açoes aprender a aplicar na bolsa de valores aprender a investir em ações açoes açoes da bolsa de valores açoes em alta ações da Petrobrás ações de empresas brasileiras ações na bolsa BM&F Bovespa bolsa de valores Bolsa de Valores de São Paulo Bovespa capitalização da Petrobras carteira de ações Comissão de Valores Mobiliários compra de ações compra e venda de açoes comprar ações comprar ações da petrobrás curso Análise Gráfica curso de investimentos em açoes curso gratis de açoes cursos de investimentos cursos de investimentos em ações Dow Jones economia americana economia norte-americana educação financeira fundo de ações fundos de investimentos ganhar dinheiro com ações ganhar dinheiro na bolsa home broker Ibovespa instituições financeiras investidor investidores investidores estrangeiros investimento de longo prazo investimento em ações investimento na bolsa de valores investimentos em ações investimentos na bolsa de valores investir em ações investir na bolsa investir na Bolsa de Valores investir no Mercado de Ações mercado acionário mercado de ações mercado de capitais mercado financeiro nasdaq novos investidores Oferta de ações da Petrobras o que é home broker pequeno investidor PETR4 preço das ações preços das ações queda das bolsas renda variável valorização das ações vender ações volatilidade do mercado Wall Street índice da bolsa de valores

%d blogueiros gostam disto: